Atividades da Olimpíada ocuparão 76 mil metros quadrados e usarão 1,1 mil máquinas industriais. A expectativa é que o pavilhão receba 250 mil visitantes até 17 de novembro
Os 640 competidores da 7ª Olimpíada do Conhecimento, maior torneio de educação profissional das Américas, concentraram, nesta terça-feira, 13 de novembro, os preparativos nos locais onde serão realizadas as provas, na cidade olímpica instalada no Anhembi, em São Paulo. A competição bienal, organizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), começa na quarta-feira, dia 14. Os primeiros colocados, em 54 ocupações, representarão o Brasil no WorldSkills, o maior torneio mundial de profissões que, em 2013, será realizado em Leipzig, na Alemanha.
O evento ocupará uma área de 76 mil metros quadrados, em que serão montadas mais de 450 toneladas de equipamentos, incluindo 1,1 mil máquinas industriais. Além de mais de 4 mil pessoas entre competidores, técnicos, avaliadores e organizadores, são esperados cerca de 250 mil visitantes.
Acompanhados de seus técnicos, os jovens realizaram o que chamam de “ambientação”, ou seja, o reconhecimento do maquinário e computadores que serão utilizados na execução das tarefas definidas para as provas. Na área de tornearia mecânica, o professor Tiago Conte, do SENAI-SC, orientava Guilherme Erng, um dos 18 competidores dessa modalidade: “São quatro dias de foco total: fazer a prova durante o dia, comer, estudar à noite e dormir. Festa apenas no último dia, com medalha no peito”, diz o aluno.
Além da Olimpíada, os visitantes poderão acompanhar ou visitar eventos simultâneos na cidade olímpica. No Cyber SENAI, um espaço de 440 metros quadrados, estão instalados os mais modernos equipamentos e softwares utilizados nos cursos de educação profissional como o espaço 3D, que apresenta ao aluno de educação a distância a realidade virtual em lente de aumento.
O SENAI também trouxe ao espaço cyber um simulador de escavadeira, onde o aluno aprende a operar o equipamento, virtualmente. No cyber café, o cardápio será apresentado numa mesa digital, onde os visitantes também poderão acessar ao hotsite da 7ª Olímpiada do Conhecimento, com informações atuais sobre as atividades da competição.
Foto: Senai
Fonte: Agência CNI