Representatividade do comércio de bens, serviços e turismo

Recorte do jornal “Gazeta de Notícias”, de 1945, mostrando a fundação da CNC. Crédito: Reprodução

No próximo dia 30 de novembro, a CNC completa 67 anos de atuação em prol do empresariado brasileiro do setor de comércio de bens, serviços e turismo. Juntos, estes segmentos respondem por cerca de 1/4 do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e geram aproximadamente 25 milhões de empregos diretos e formais.

A criação da CNC aconteceu em 4 de setembro de 1945, mas foi em 30 de novembro do mesmo ano que o Ministério do Trabalho do governo Getúlio Vargas reconheceu a entidade como representante máxima dos comerciantes brasileiros.

De lá pra cá, a Confederação foi personagem fundamental da história do Brasil, trabalhando em sinergia com 27 federações estaduais e 7 nacionais, que agrupam mais de 950 sindicatos do comércio de bens, serviços e turismo.

Evolução das logos da CNC

A CNC assegura os interesses e avanços do setor em órgãos de jurisdição e consultivos, no Brasil e no mundo. Nesses organismos, a CNC contribui com as decisões e com a formulação de diretrizes de políticas econômica, administrativa, social e ambiental.

Como parte do seu compromisso com o fortalecimento do setor, a entidade também coordena o Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio(Sicomércio), que reúne federações e sindicatos das categorias econômicas do comércio em todo o Brasil.

No entanto, a atuação da CNC vai além de defender os interesses desses segmentos. A Confederação administra o Sistema CNC-SESC-SENAC, referência em ações em prol do desenvolvimento social.

Fonte: Ascom/CNC