Medalha de ouro é estímulo para conquistar vaga no WorldSkills

Para os competidores das área de construções e edificações, o primeiro lugar na 7ª Olimpíada do Conhecimento é mais um passo rumo ao mundial

Os ganhadores dos troféus de melhor competidor e de medalhas de ouro nas ocupações de construção e edificações da 7ª Olimpíada do Conhecimento têm um objetivo em comum: todos prometem reforçar o treinamento para conquistar uma vaga na equipe que representará o Brasil no WorldSkills de 2013, que ocorrerá em julho, na cidade de Liepzig, na Alemanha.

“Agora é rumo a Liepzig”, diz o mineiro Glauber Arthur de Jesus Almeida, de 19 anos. Ele faz dupla com Átila Martins Moreira, também de 19 anos. Os dois conquistaram a medalha de ouro e o troféu na ocupação de jardinagem e paisagismo. “Foi muito sacrifício, muita dedicação e muito esforço”, conta Átila. Ambos cursaram o curso de paisagismo no Centro SENAI de Formação Profissional Paulo de Tarso, em Belo Horizonte.

Também estudante do Centro SENAI de Formação Profissional Paulo de Tarso, o mineiro Marcos Assis de Oliveira, de 19 anos, ganhou a medalha de ouro e o troféu de melhor competidor na ocupação de sistema de construção drywall. Ele fez o curso de eletricista predial e foi convidado pelos professores a treinar para competir na estreia da ocupação na Olimpíada do Conhecimento. Marcos treinou oito meses e agora, com a medalha no peito, pretende ir competir em Liepzig.

Os dois anos e meio de treinamento e dedicação renderam ao paulista Marcelo Borges de Moura, de 19 anos, a medalha de ouro e o troféu na ocupação de eletricidade industrial. Ele fez o curso de técnico em eletroeletrônica na escola SENAI Santo André. “Aprendi muito e agora vou me preparar para ir à Alemanha”, afirma Marcelo. A ocupação de eletricidade industrial teve outra medalha de ouro para o competidor de Minas Gerais, Caíque Ferreira de Faria, e duas medalhas de bronze: uma para Wellington Souza dos Santos, do Rio de Janeiro, e outra para Fransueldo Moreira Filgueira, do Rio Grande do Norte. Ninguém ganhou a medalha de prata.

Foto: Senai

Fonte: Agência CNI