A atriz Taís Araújo e o apresentador Rodrigo Faro deram as boas vindas ao público, que assistiu a um vídeo com os melhores momentos das competições e a uma apresentação de acrobacias em tecidos.
Rafael Lucchesi, diretor-geral do SENAI, agradeceu a todos os que fazem a educação profissional no Brasil. “Vocês são nosso principal patrimônio e o que há de mais importante na construção do futuro do país”, salientou.
Aplaudido de pé pelos alunos ao fazer um agradecimento especial aos professores, Lucchesi citou as 900 escolas e as 300 unidades móveis do SENAI em todo o Brasil. “Até 2014, dobraremos o número de matrículas anuais, chegando a 4 milhões de alunos”, garantiu. Ele também destacou o compromisso do governo federal, que em parceria com o SENAI mantém o Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em priorizar o investimento na educação profissional.
Lucchesi ressaltou que, dos 24 milhões de jovens do Brasil, 2,5 milhões entram na universidade e 3,4 milhões vão para a educação profissional. “Mas ainda existem 18 milhões de jovens sem perspectiva de futuro. Levem a experiência de vocês adiante, para que a educação profissional faça a diferença na vida dessas pessoas”, pediu aos jovens competidores.
O diretor-geral do SENAI em São Paulo, Walter Vicioni, exaltou a participação dos estudantes e destacou a inovação como germe da indústria do futuro. “Hoje é o dia de consagração de um sistema educacional único, que privilegia o ‘aprender fazendo’. E este momento se torna mais especial porque neste ano comemoramos os 70 anos do SENAI”, completou.
