Três mil pessoas comparecem ao encerramento da 7ª Olimpíada do Conhecimento

Cerimônia de encerramento, conduzida pela atriz Taís Araújo e pelo apresentador Rodrigo Faro, exaltou a importância da educação técnica e profissional
Depois de quatro dias de competição e mais de 96 horas de provas, a 7a Olimpíada do Conhecimento, realizada pelo Conhecimento, realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) no Centro de Exposições do Anhembi em São Paulo, chegou ao fim neste domingo (18). Mais de três mil pessoas estiveram presentes no Ginásio Poliesportivo José Correia, em Barueri, na Grande São Paulo, para o anúncio dos campeões das 54 ocupações profissionais.Participaram da competição 640 competidores dos 26 Estados e do Distrito Federal. A premiação incluiu ainda os vencedores das competições paralelas à Olimpíada do Conhecimento – a WorldSkills Americas e o Campeonato Mundial de Confeitaria.

A atriz Taís Araújo e o apresentador Rodrigo Faro deram as boas vindas ao público, que assistiu a um vídeo com os melhores momentos das competições e a uma apresentação de acrobacias em tecidos.

Rafael Lucchesi, diretor-geral do SENAI, agradeceu a todos os que fazem a educação profissional no Brasil. “Vocês são nosso principal patrimônio e o que há de mais importante na construção do futuro do país”, salientou.

Aplaudido de pé pelos alunos ao fazer um agradecimento especial aos professores, Lucchesi citou as 900 escolas e as 300 unidades móveis do SENAI em todo o Brasil. “Até 2014, dobraremos o número de matrículas anuais, chegando a 4 milhões de alunos”, garantiu. Ele também destacou o compromisso do governo federal, que em parceria com o SENAI mantém o Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em priorizar o investimento na educação profissional.

Lucchesi ressaltou que, dos 24 milhões de jovens do Brasil, 2,5 milhões entram na universidade e 3,4 milhões vão para a educação profissional. “Mas ainda existem 18 milhões de jovens sem perspectiva de futuro. Levem a experiência de vocês adiante, para que a educação profissional faça a diferença na vida dessas pessoas”, pediu aos jovens competidores.

O diretor-geral do SENAI em São Paulo, Walter Vicioni, exaltou a participação dos estudantes e destacou a inovação como germe da indústria do futuro. “Hoje é o dia de consagração de um sistema educacional único, que privilegia o ‘aprender fazendo’. E este momento se torna mais especial porque neste ano comemoramos os 70 anos do SENAI”, completou.

Fotos: Senai
Fonte: Agência CNI/Senai