
Medalhistas do Senac Paraná, Aline Cristina Rivolli e Ueslei Felipe Oliveira
O Senac Paraná ganhou duas medalhas de ouro na sétima edição da Olimpíada do Conhecimento, com os alunos Ueslei Felipe Oliveira e Aline Cristina Rivolli. Eles conquistaram o primeiro lugar nas ocupações de Serviços de Restaurante e Cabelereiro, respectivamente. A premiação correu neste domingo (18), em São Paulo.
Além de ganhar o ouro, os alunos receberam o prêmio de aluno destaque na ocupação. Aline ganhou também um terceiro prêmio, o de melhor competidora da delegação do Paraná, que foi composta pelos dois alunos do Senac e por 38 alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
De acordo com o diretor regional do Senac Paraná, Vitor Monastier, o excelente resultado é consequência de meses de treinamento e dedicação dos alunos e dos diversos profissionais do Senac PR que acompanharam os jovens nesta jornada. “A medalha de ouro também demonstra a excelência do ensino do Senac Paraná, consolidando nossa instituição como modelo na formação de profissionais para o trabalho no setor do comércio de bens, serviços e turismo”, avalia.
Segundo a instrutora Marijane Pagliosa, as criações de Aline causaram impacto na competição. “Como o nosso trabalho é artístico, ele não termina nunca. Mas a Aline fez brilhantemente tudo o que foi treinado. Ela foi muito elogiada pelos outros avaliadores, inclusive pela sua postura, organização da bancada e trabalho em equipe”, conta a instrutora, que participou também como avaliadora das provas da ocupação de cabeleireiro. “Ela me dizia para ficar até o último segundo da prova olhando para o cabelo, até não achar mais nenhuma imperfeição”, explica a vencedora. Aline competiu com outros 15 jovens de todo o Brasil e finalizou o torneio com 553 pontos.
O treinamento dos alunos teve início em março deste ano, e foi intensificado ao longo dos meses. Os jovens treinaram todos os dias, entre quatro a seis horas, e tiveram o apoio de uma equipe de diversos instrutores e analistas de educação da instituição. “Este é o resultado de um processo intenso para o Ueslei. Ele teve que aprender técnicas novas e o que fez a diferença foi ter sido treinado por outros instrutores especialistas envolvidos no processo do serviço de restaurante, como na cozinha, no café e no preparo de bebidas”, conta Gilberto Pereira Dias, instrutor de Ueslei. Gilberto foi eleito para ser avaliador adjunto na próxima edição da Olimpíada do Conhecimento, que ocorre em 2014. Ueslei competiu com outros seis jovens e finalizou o torneio com 524 pontos.
Para a coordenadora regional da Olimpíada do Conhecimento no Senac PR, Rafaela de Andrade Vieira, o ouro representa o resultado de um trabalho muito bem feito por toda a equipe envolvida. Ao todo, o evento reuniu 640 competidores em 54 ocupações profissionais e mais de 250 mil pessoas estiveram no Pavilhão de Exposições Anhembi nos quatro dias de prova. O Senac participou do evento com 60 competidores, de 22 regionais. Os primeiros lugares terão uma próxima seletiva em janeiro e os finalistas participarão da competição mundial WorldSkills, que ocorre em 2013, na Alemanha.

A analista de educação Cristine Frankl, o instrutor Gilberto Pereira Dias, a instrutora Marijane Pagliosa, a aluna Aline Cristina Rivolli, a coordenadora regional da Olimpíada do Conhecimento no Senac PR, Rafaela de Andrade Vieira, a analista de educação Emile Meireles, o aluno Ueslei Felipe Oliveira e a analista de educação Elmari Pontes, na cerimônia de premiação.
Fotos: Maurício Nascimento