Micro e Pequena Empresa é tema de seminário

Micro e pequenos empresários de todo o país participam, em Curitiba, do I Seminário Nacional dos Fóruns das Microempresas e Empresas de Pequeno  Porte, no auditório da Cietep.

O evento que é realizado pela Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, conta com apoio do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Sebrar/PR e do Sistema Fiep. Serão realizadas até a tarde hoje, palestras e debates.

Para o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, há uma sobrecarga de impostos sobre o pequeno e médio empresário e ela tornou-se ainda mais pesada com a substituição tributária. “Precisamos de uma reforma tributária e do fortalecimento do setor”, pontuou Piana. De acordo com o senador Sérgio Souza, o governo federal tem realizado estudos com o intuito de ampliar o leque das empresas e prestadoras de serviço beneficiadas com o Simples Nacional.

Ele também destacou que o Brasil já passou por uma ditadura militar, pela redemocratização, fortalecimento de sua moeda e pelo aumento do consumo. O período presente exige a diminuição do  Custo Brasil que, segundo o senador, será possível quando houver a desburocratização, a diminuição da corrupção, modais de transporte e a reforma tributária.

No Paraná, o secretário em exercício de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, , Ercílio Santinoni salienta que as pequenas e micro empresas correspondem a 98% do total e são responsáveis por um pouco mais 1,1milhão de empregos. Ele defende que sua pasta tem a missão de interiorizar a industrialização no estado.

Durante o evento foi entregue uma homenagem “Amigos da Micro e Pequena Empresa” pelo presidente da  Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais, Ercílio Santinoni, a Hélio Cadore, por seu constante apoio à causa empresarial. Os participantes acompanharam, na sequencia, a palestra magna “A Sobrevivência das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte na Era da Competitividade e da Globalização da Economia”, com Marco Aurélio Ferreira Vianna.

Hoje, ocorrem ainda painéis de debates e palestras, tendo como tema as micro e pequenas empresas, compras  governamentais, acesso ao crédito, Plano Brasil Maior e políticas públicas.

Fonte: Imprensa Fecomercio