Cristino disse que o governo federal tem trabalhado arduamente para melhorar a gestão dos portos brasileiros, assim como os serviços prestados. O ministro falou ainda que é preciso dar condições para que o país possa crescer, principalmente a partir de 2013.
“Se o país vai crescer de 4% a 5%, a exportação de cargas crescerá exponencialmente. Temos que trabalhar para conseguir preparar os portos para isso. Este crescimento vai gerar emprego e renda, melhorando as condições de vida da população”, disse o ministro.
Leônidas Cristino também citou algumas melhorias visíveis nos portos brasileiros, entre elas no Porto de Paranaguá. “Paranaguá teve avanços importantes nos últimos anos e a prova disso é o aumento na movimentação de cargas, que já está 7% superior à do ano passado e, na de contêiner, 11% superior”, afirmou.
EXPERIÊNCIAS – O superintendente dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino, participa do seminário e diz que a iniciativa de promover o debate entre os portos é importante pela troca de experiências.
“É bom ouvir as dificuldades de cada porto, ver as soluções adotadas e perceber que estamos alinhados com aquilo que é desejado pelo mercado e usuários, sejam eles do setor da agricultura ou da indústria”, afirma.
Junto com o seminário, acontece a IV Feira de Tendências de Logística do Norte e Nordeste. A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina participa com um estande onde funcionários da Appa apresentam os principais projetos e ações dos portos paranaenses para os próximos anos.
Nesta quinta-feira (22), o evento segue com dois painéis. O primeiro vai discutir “A integração entre as empresas e o governo – Perspectivas de Investimentos públicos e privados”. O segundo vai debater “O meio ambiente e os portos, uma visão internacional”. A programação completa do evento pode ser consultada no site WWW.seminariosep.com.br.