FÓRUNS – O seminário, organizado pela Secretaria do Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, reúne representantes da União, Estado e municípios, iniciativa privada, federações, sindicatos, associações e de outras entidades para trocar experiências e debater ações para o fortalecimento do setor.
“Estamos aqui para levantar as demandas de políticas públicas e de necessidades do setor. Analisar o que está sendo feito no país e disseminar essas informações”, frisou o diretor-geral da SEIM e um das principais lideranças nacionais do setor, Ercílio Santinoni.
De acordo com Santinoni, esse é o primeiro encontro nacional coordenado por um dos estados. “É o início de um processo de levar essas discussões aos estados. Já temos eventos programados para o ano que vem”, adiantou.
Os fóruns estaduais são as instâncias governamentais competentes para cuidar dos aspectos não-tributários relativos ao tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas e empreendedores. São formados por representantes dos poderes públicos municipais, estadual e federal, federações, associações, iniciativa privada e outros. O Fórum paranaense é um dos pioneiros, considerado referência nacional e utilizado como modelo por outros estados.
GESTÃO – A abertura foi marcada também pela palestra do consultor Maro Aurélio Vianna, especialista no setor de Mpe’s. Vianna, que trabalha há décadas como consultor de empresas, é enfático em classificar a capacidade de gestão como uma das principais ferramentas para o sucesso dos empreendedores. “A capacidade de gestão dá flexibilidade ao empresário para enfrentar as mudanças do mundo moderno”, afirma.
De acordo com Vianna, o Brasil apresenta atualmente as maiores taxas de crescimento do empreendedorismo no mundo. “Eventos como este sediado no Paraná são fundamentais para debater ações para o fortalecimento do setor, seja pela sua própria força, seja pela competitividade ou pelo nível de excelência”, diz.
Participaram da abertura do seminário o senador Sérgio Souza; Pedro Rigo, da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Espírito Santo; Norbert Heinze, do Conselho da Micro e Pequena Empresa da Fiep; Luiz Claudio Romanelli, secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária; Darci Piana, presidente da Fecomércio; Ardisson Akel, presidente da Jucepar; Jonas Bretão, presidente da Fampepar; e Mirian Gonçalves, vice-prefeita eleita de Curitiba, entre outras lideranças nacionais e regionais.
Fonte: Assessoria de Imprensa SEIM

