Produção Industrial – dos 27 ramos pesquisados, 13 registram crescimento de setembro para outubro

Com o crescimento de 0,9% observado no total da indústria entre setembro e outubro, o patamar de produção do setor ficou 3,4% abaixo do nível recorde alcançado em maio do ano passado. A expansão no ritmo da atividade em outubro atingiu 13 dos 27 ramos investigados, com destaque para os avanços registrados por indústrias extrativas (8,6%), máquinas e equipamentos (6,3%) e veículos automotores (3,7%). Vale ressaltar que, com o resultado desse mês, a primeira atividade interrompeu o comportamento negativo presente desde junho último, período em que acumulou perda de 4,5%; a segunda recuperou parte do recuo de 9,4% verificado entre julho e setembro; e a última eliminou a queda de 1,2% assinalada no mês anterior.

Outras contribuições positivas relevantes sobre a média da indústria vieram de equipamentos de instrumentação médico-hospitalar, ópticos e outros (22,8%), alimentos (1,7%),metalurgia básica (2,6%) e perfumaria, sabões, detergentes e produtos de limpeza (5,9%). Por outro lado, entre os ramos que recuaram a produção, os desempenhos de maior importância para o resultado global foram registrados por farmacêutica (-5,2%),refino de petróleo e produção de álcool (-2,6%), edição, impressão e reprodução de gravações (-3,8%), outros equipamentos de transporte (-4,2%) e máquinas para escritório e equipamentos de informática (-6,6%). Vale destacar que, com exceção do último setor que mostrou recuo pelo segundo mês seguido, as demais atividades apontaram taxas positivas em setembro último: 5,8%, 0,7%, 0,4% e 4,1%, respectivamente.

Entre as categorias de uso, ainda na comparação com o mês imediatamente anterior, bens de consumo duráveis (1,4%) e bens intermediários (0,6%) assinalaram avanço na produção em outubro de 2012, após registrarem, respectivamente, recuos de 1,3% e de 0,9% em setembro último. Os setores produtores de bens de capital (-0,6%) e de bens de consumo semi e não duráveis (-0,3%) mostraram resultados negativos nesse mês, com o primeiro acumulando perda de 1,7% nos últimos três meses de queda na produção, e o segundo interrompendo dois meses seguidos de taxas positivas, período em que acumulou expansão de 1,6%.

Média móvel trimestral cresce 0,6% em outubro

Ainda na série com ajuste sazonal, a evolução do índice de média móvel trimestral para o total da indústria mostrou crescimento de 0,6% no trimestre encerrado em outubro frente ao nível do mês anterior, após avançar 0,7% em agosto e 0,4% em setembro. Entre as categorias de uso, ainda em relação ao movimento deste índice na margem, bens de consumo duráveis (0,9%) assinalou a expansão mais intensa em outubro e prosseguiu com a trajetória ascendente iniciada em abril último. Os segmentos de bens intermediários(0,6%) e de bens de consumo semi e não duráveis (0,4%) também mostraram taxas positivas nesse mês, com ambos apontando três meses seguidos de expansão e acumulando, respectivamente, ganhos de 1,8% e de 1,7%. O setor produtor de bens de capital, ao recuar 0,6% em outubro frente ao patamar do mês anterior, registrou o único resultado negativo e intensificou o ritmo de queda frente ao índice de setembro (-0,1%).

A publicação completa da pesquisa pode ser acessada na página
www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/industria/pimpfbr/default.shtm

Fonte: Comunicação Social IBGE