
Beto Richa foi homenageado com o troféu “Cooperativas – Orgulho do Paraná” durante o Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses 2012. Foto: Orlando Kissner
Segundo Richa, a relevância das cooperativas pode ser medida pela participação do setor na geração de riquezas do setor agropecuário paranaense. “Um setor com grandes potencialidades, tanto é que representa a metade do PIB agropecuário, que é a base da nossa economia”, destacou ele.
Richa participou da abertura do Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses 2012, que acontece na capital, e foi homenageado com o troféu “Cooperativas – Orgulho do Paraná”, criado pela Ocepar para homenagear entidades e pessoas que contribuem com o desenvolvimento do setor. O governador reforçou o compromisso de continuar apoiando o cooperativismo. “Tudo que faço é para defender os interesses dos paranaenses”, disse.
Richa também lembrou que Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul elevaram o capital do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para que o banco tenha condições de alavancar novas operações de financiamento. Um dos focos da instituição é o apoio para a agroindústria.
DIÁLOGO
“O cooperativismo é um setor que cresce a cada ano. Esperamos que em 2013 elas possam crescer ainda mais e vamos dar apoio, reestruturando as unidades técnicas do governo”, afirmou Norberto Ortigara, secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento.
Segundo ele, o Estado vai contratar 840 novos profissionais, a partir do ano que vem, para reestruturar o quadro funcional do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). “Esses novos profissionais vão garantir a qualidade do apoio técnico no campo”, ressaltou. Ortigara informou ainda que a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), também terá novos agentes.
COOPERATIVISMO
O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Fretas, lembrou que 2012 foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional das Cooperativas e em todo o mundo esse foi o tema de diversos encontros que discutiram a importância deste modelo de arranjo para o futuro do agronegócio e da economia.
“As cooperativas, nas diversas formas, têm papel fundamental para o desenvolvimento das regiões. Onde tem cooperativa, tem crescimento”, destacou Nunes. “Nossa meta é ser referência, e que essa comemoração do ano alusivo às cooperativas se estenda”, completou.
ENCONTRO
Participaram da abertura do encontro os deputados federais Eduardo Sciarra e Reinhold Stephanes; os deputados estaduais Pedro Lupion, Elio Rusch e Antonio Teruo Kato; o vice-presidente do BRDE, Jorge Gomes Rosa Filho; o presidente do Sistema Fecomércio, Darci Piana; o presidente do Sebrae-PR, Jefferson Nogarolli; o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo; o presidente da Emater, Rubens Niederheitmann; entre outras autoridades.