Consumo de produtos piratas diminui, mas downloads ilegais aumentam

Pesquisa mostra queda no número de brasileiros que compram artigos piratas. Crédito: Reprodução

Pesquisa mostra queda no número de brasileiros que compram artigos piratas. Crédito: Reprodução

O consumo de produtos piratas diminuiu em 2012, segundo afirma pesquisa “O Consumo de Produtos Piratas no Brasil”, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ). É a primeira queda no índice desde o início do levantamento, em 2006. Entre os mil entrevistados, 38% confirmaram ter comprado algum produto pirata em 2012, contra 52% que haviam adquirido no ano passado.

No entanto, aumentou o número de pessoas que admitiram ter feito download ilegal de arquivos de músicas, filmes e livros, mostrando que a forma de consumo está mudando, uma vez que cada vez mais brasileiros têm acesso à internet.

Segundo a pesquisa da Fecomércio-RJ, quase 60% dos brasileiros com acesso à rede  acreditam que baixar músicas seja uma prática dentro da lei, enquanto apenas 22% a consideram um crime. Em 2011, os percentuais eram de 48% e 32%, respectivamente.

Os itens mais consumidos pelos brasileiros são DVDs (77%), CDs (76%), óculos (10%), roupas, calçados e bolsas (9%), relógios (8%) e equipamentos eletrônicos (5%). A pesquisa foi realizada em parceria com o instituto Ipsos e entrevistou mil pessoas em 70 cidades do País, incluindo nove regiões metropolitanas.

Fonte: Ascom/CNC