Mercado Municipal de Curitiba ganha nova ala e reforma nos restaurantes e praça de alimentação

Prefeito Luciano Ducci entrega reforma do Mercado Municipal. Curitiba, 15/12/2012 Foto: Brunno Covello/SMCS

Prefeito Luciano Ducci entrega reforma do Mercado Municipal de Curitiba. Foto: Brunno Covello/SMCS

O prefeito Luciano Ducci e a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Marry Ducci, inauguraram na manhã deste sábado (15) a nova ala do Mercado Municipal de Curitiba. Também foram entregues as obras de requalificação e revitalização realizadas no Mercado. Essa foi a maior reforma por que passou o Mercado Municipal em 54 anos de história.

“É uma emoção muito grande entregar essa obra para a cidade. Fui criado aqui dentro do Mercado Municipal, tenho vários vínculos aqui dentro. Ao longo dos anos houve vários avanços no Mercado, inauguramos o Mercado de Orgânicos, o primeiro do Brasil, e com essa reforma de agora o nosso Mercado Municipal será um dos melhores do mundo”, afirmou o prefeito Luciano Ducci.

Quando era criança, o prefeito ajudava o pai na banca de frutas e verduras que a família tinha no Mercado Municipal. Com a reforma, o Mercado Municipal ganhou 2.100 metros quadrados a mais e teve reformados outros 9.600 metros quadrados.

A nova ala tem entrada pela avenida Sete de Setembro. O prédio novo tem toda a fachada de vidro. “O Mercado Municipal ficou lindo com essa reforma. Uniu muito bem a arquitetura antiga com a construção moderna de hoje”, disse Luciano Ducci.

Na praça de alimentação todos os 14 estabelecimentos, entre lanchonetes e restaurantes, tiveram seus espaços reformados e ampliados. Toda a parte de manipulação de alimentos passou por modernização e adequação. A praça de alimentação passou de 600 para 1.300 lugares.

“Hoje vivemos uma mudança de padrão aqui no Mercado Municipal. Nenhuma cidade do Brasil tem essa qualidade de segurança alimentar que Curitiba possui”, afirmou o secretário municipal do Abastecimento, Humberto Malucelli Neto.

“Essa revitalização foi ótima para toda Curitiba. O Mercado Municipal é um espaço muito importante para o abastecimento da cidade”, afirmou o secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara.  A aposentada Neuza Correa também aprovou a reforma. “Venho aqui há 30 anos. Achei maravilhosa a reforma”, disse.

Novidades

Neste sábado também foi inaugurada a loja Empório Arte, a oitava loja em Curitiba do Empório Curitiba da FAS. A loja vende produtos produzidos por pessoas que participam dos cursos de geração de emprego e renda da Prefeitura. Depois da inauguração houve um desfile de biojoias feitas por pessoas que participaram de cursos da FAS.

Na nova praça de alimentação também foi inaugurado um grande painel do artista plástico curitibano Poty Lazzarotto. O desenho, Cenas do Largo da Ordem, de 1996, remete ao início do abastecimento de alimentos em Curitiba. Mostra um feirante em uma carroça, no Largo da Ordem.

O irmão do artista e responsável pelo acervo de Poty, João Lazzarotto, também participou da inauguração. A nova ala também conta com quatro grandes restaurantes, duas casas de massas, que já funcionavam em outro lugar no Mercado Municipal, uma confeitaria, uma casa de joias, semijoias e bijouterias especializada em pedras brasileiras, uma sala do Instituto Municipal de Turismo, um antiquário, uma iogurteria, e uma casa de sucos e sanduíches naturais.

Horários especiais

A partir de segunda-feira, dia 17, o Mercado Municipal terá um horário estendido de funcionamento. Do dia 17 ao dia 22 o atendimento será das 7h às 20h. Dias 23 e 24, Véspera de Natal, o horário será das 7h às 18h. Dia 25 o Mercado não abre.

Dos dias 26 a 30 de dezembro o horário de funcionamento será normal, das 7h às 18h. No dia 31 o atendimento será das 7h às 16h. Nos dias 1º e 2 janeiro o Mercado Municipal ficará fechado.

Fonte: SMCS