O estudo de viabilidade econômica, técnica e ambiental (Evtea) da nova ferrovia entre Cascavel e Paranaguá deverá ser concluído até março. A empresa que está elaborando o estudo, Vega Consultoria, estima que no primeiro trimestre de 2013 já terá definido as três alternativas de traçados da nova ferrovia. O assunto foi tratado pelo secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, em reunião em Brasília nesta terça-feira (18).
Acompanhado do secretário de Meio Ambiente, Jonel Iurk, e do presidente da Ferroeste, João Vicente Bresolin Araújo, Richa disse que o Paraná está trabalhando em conjunto com a EPL, Valec – Engenharia e Construções de Ferrovias, Vale do Rio Doce (Vale/VLI) e Agência Nacional de Transporte Terrestre, além das consultorias contratadas pelo governo federal.
A ferrovia é uma reivindicação da sociedade paranaense e corrige a proposta apresentada no plano de concessões ferroviárias lançado recentemente pelo governo federal, ligando Cascavel/Mafra/São Francisco do Sul/Paranaguá. “Com uma linha mais moderna e menos sinuosa, será possível ampliar em oito vezes a capacidade de transporte ferroviário até o Porto, hoje estimada em 10 milhões de toneladas por ano”, afirma o secretário.
O novo traçado entre Cascavel e Paranaguá atenderá as principais regiões produtoras de grãos do Paraná, em especial as de soja e de milho. O ramal vai ampliar a velocidade média de transporte de carga, dos atuais 15 km/h para 65 km/h. Outra vantagem é que será possível aumentar a quantidade de vagões transportados, com um traçado menos íngreme e sinuoso.
MARACAJU