
Pesquise e economize nas compras para a ceia de Natal.
Foto: Ricardo Almeida/SMCS (arquivo)
É durante a compra de alimentos para as ceias de fim de ano que o orçamento acaba pesando e o preço dos produtos assustando o consumidor. Pode chegar a 30% a variação de custo entre os principais alimentos, de um supermercado para o outro.
O levantamento é feito diariamente pelo Disque Economia, serviço da Prefeitura de Curitiba que compara os preços dos produtos natalinos em 14 supermercados da cidade.
O economista e coordenador do Disque Economia, Henry Paulo Lyra, diz que o preço dos produtos deve ser observado individualmente. “A diferença do preço, que é alta, é maior em produtos pouco consumidos durante o resto do ano. Isso porque os supermercados não querem ficar com alimentos estocados”, afirma.
É o que acontece com bebidas e com o tender, que atingem respectivamente uma variação de 67% e 60% de um supermercado para o outro. Já o preço do panetone pode aumentar até 88%. O correto, segundo o economista, é estocar os alimentos não perecíveis e também alguns tipos de frutas mais duráveis. “Frutas cítricas, farofas e panetones podem ser guardados até o dia. E deixar para comprar na data o que deve ser consumido rapidamente”, diz Lyra.
Outras dicas são
– Fazer uma lista seguindo perfil da família.
– Prever tempo a mais para as compras.
– Pesquisar em mercados pequenos.
– Observar o prazo de validade dos produtos.
– Conferir os preços promocionais no caixa, conforme anunciado.
Sete pesquisadores irão conferir os diferentes preços até o dia 20 de dezembro, e voltam normalmente a partir do dia dois de janeiro de 2013. As consultas podem ser realizadas diariamente pelo telefone
(41)3262-6564, a partir das 14h30min, ou pelo site http://disqueeconomia.curitiba.pr.gov.br, de segunda a sexta-feira.
*Outros 300 itens podem ser consultados através do serviço durante o ano inteiro.
Fonte: SMCS