Ipea revela o impacto das mudanças no Bolsa Família sobre o combate à pobreza extrema

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta quarta-feira, (26)a Nota Técnica O Bolsa Família depois do Brasil Carinhoso: uma análise do potencial de redução da pobreza extrema. O estudo foi apresentado pelo presidente do Ipea, Marcelo Neri, e pelo diretor de Estudos e Políticas Sociais do Instituto, Rafael Osorio, em Brasília.

A pesquisa analisa se a introdução do benefício do Programa Brasil Carinhoso, em dezembro de 2012, pode provocar um aumento de efetividade do Programa Bolsa Família (PBF) na superação da pobreza extrema, em especial entre as crianças. Ela relata as mudanças no desenho de benefícios do PBF e revela, por meio de simulações, o impacto potencial de cada desenho sobre a pobreza extrema.

A Nota Técnica demonstra, ainda, de quanto poderia ter sido a redução da pobreza extrema entre crianças de 0 a 15 anos no Brasil caso o Brasil Carinhoso tivesse sido adotado em 2011.

Leia a Nota Técnica “O Bolsa Família depois do Brasil Carinhoso: uma análise do potencial de redução da pobreza extrema”

Fonte: Ascom/ IPEA