
O secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, inaugurou as obras de ampliação do pronto socorro do Hospital do Trabalhador e a ampliação da Unidade de Terapia Intensiva, que contará com mais de 10 leitos de UTI adulto. – Foto Jonas Oliveira/ANPr
O governo do Paraná entregou nesta quinta-feira (27) a reforma e ampliação no pronto-socorro e da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital do Trabalhador, em Curitiba. O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, inaugurou as novas alas, a ampliação de 10 leitos de UTI e anunciou novos projetos para ampliar o atendimento à população.“A capacidade de resposta do Hospital do Trabalhador tem garantido recursos importantes para estruturar cada vez mais esta unidade do Governo do Estado. Adquirimos um novo tomógrafo e dois aparelhos digitais de raios x e estudamos a compra do terreno anexo para a construção da maternidade do HT, o que vai liberar mais leitos gerais, onde hoje são atendidas as gestantes”, disse o secretário.As obras duraram mais de dois anos e em nenhum momento interromperam o atendimento hospitalar. A área total da reforma foi de 2,5 mil metros quadrados e a ampliação de 764 metros quadrados, com investimento de R$ 4,1 milhões do Governo do Estado e do Ministério da Saúde.
O diretor do hospital, Geci Labres, ressaltou que os novos espaços garantem atendimento qualificado aos pacientes e que foi a primeira vez que o pronto-socorro recebeu melhorias. A antiga recepção do PS comportava apenas 15 pessoas e passa a acolher até 75. Com a ampliação, o pronto-socorro conta 13 leitos de observação, sendo cinco femininos, cinco masculinos e três pediátricos; 16 boxes de emergência e quatro leitos de suporte avançado de vida.
UTI
Na Unidade de Terapia Intensiva foram trocados pisos e revestimentos que dão mais durabilidade à obra, além da ampliação física e da aquisição de novos equipamentos. “Fizemos o planejamento para atender à necessidade dos profissionais e pacientes de forma a não precisar de novas intervenções a curto prazo”, disse o diretor.Durante a cerimônia de inauguração, a secretária municipal de Saúde de Curitiba, Eliane Chomatas, entregou ao diretor a renovação da licença sanitária do hospital. Ela destacou os processos inovadores adotados no HT que garantem o controle eficiente de infecção hospitalar, a realização de cirurgias seguras e o atendimento diferenciado em diversos setores, principalmente o materno-infantil.Para o diretor de Unidades Próprias da Secretaria Estadual da Saúde, Charles London, o hospital tem um plano diretor de trabalho que vai viabilizar avanços em sua área de atuação.
REFERÊNCIA
O Hospital do Trabalhador é o maior hospital público do Estado e o 10.º do país, que atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde. Referência para atendimento de urgência e emergência em Curitiba e região metropolitana, especialmente na área de trauma, o hospital recebe pacientes encaminhados de outras regiões. Possui 202 leitos de internação, sendo 20 UTIs adulto e 10 neonatal. Com a ampliação, o HT passa a contar com 30 leitos de UTI adulto. Os 10 novos leitos passarão a funcionar a partir do credenciamento pelo Ministério da Saúde.Ao final do evento o artista plástico Maurício Machado fez a entrega oficial da aquarela da fachada do hospital, de sua autoria, que será colocada na recepção do novo pronto-socorro.
Fonte: ANPr