
O governador Beto Richa inaugurou nesta quarta-feira (16/01) o asfaltamento de um trecho da PR-090 (Estrada do Cerne) que liga a colônia de Castrolanda ao distrito de Abapan, no município de Castro, nos Campos Gerais. Foto:ANPr
“Esta é uma data histórica para o município. Com a entrega desta rodovia pavimentada, o Governo do Estado põe fim a um antigo anseio da população. A obra vai garantir muito mais desenvolvimento para Castro e para a localidade de Abapan”, afirmou Richa.
O governador afirmou que a obra é um grande exemplo dos investimentos vigorosos que o Estado faz na cidade para apoiar o desenvolvimento local e melhorar a qualidade de vida à população. “A região tem merecido uma atenção especial do governo e recebido muitos investimentos em várias áreas”, reforçou Richa.
Richa lembrou que o programa Paraná Competitivo permitiu a instalação de empresas como a Cargill e Evonik no município. As duas empresas estão investindo R$ 600 milhões em plantas industriais em Castro e vão criar cerca de mil empregos diretos.
As obras na PR-090 envolvem pavimentação, construção de ponte e passagens subterrâneas. Além de dar segurança ao deslocamento da população local, o asfaltamento vai agilizar o transporte de produtos como leite, minério e madeira.
O prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso, disse que há mais de 20 anos o município e o distrito de Abapan esperam a pavimentação da Estrada do Cerne. “É um sonho que estamos realizando hoje. Uma obra que pedimos para vários governos e nunca fomos atendidos”, disse.
De acordo com o prefeito, “Castro vive um momento importante em sua história, com desenvolvimento e industrialização”. O município tem uma população de aproximadamente 70 mil habitantes e é o principal produtor de leite do País.
CORREDORES
A Estrada do Cerne foi a principal obra do Paraná na década de 1930, fazendo a ligação entre o Sul e o Norte do Estado. A estrada passa por Curitiba, Campo Magro, Castro, Piraí do Sul, Ventania, São Jerônimo da Serra, Jataizinho e Bela Vista do Paraíso.
AEROPORTO
Além da pista de pouso, também foram asfaltados o pátio de manobras e o acesso rodoviário do aeroporto, somando 48 mil metros quadrados de área pavimentada.
“Uma pista de muita qualidade que acabamos de inaugurar e importante para o desenvolvimento da cidade e a região”, afirmou o governador. Richa exemplificou a instalação de empresas internacionais como a Cargill e Evonik, que criarão cerca de mil empregos no município, exigem melhor infraestrutura.
A prefeitura de Castro estuda agora a ampliação da pista, que tem potencial para chegar a 2.500 metros. “Nosso objetivo é trazer voos comerciais de passageiros para Castro. Temos área suficiente para fazê-lo. Com isso, ampliaríamos o desenvolvimento regional”, afirmou o prefeito.
Participaram da solenidade de inauguração o vice-prefeito de Castro, Marcos Bertolini, o secretario estadual da Ciência e Tecnologia, Alípio Leal, o presidente da Compagas, Luciano Pizzato, o diretor-presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, os deputados federais Sandro Alex e Pastor Oliveira Filho, o deputado estadual Plauto Miró, entre outras autoridades.
CONVÊNIOS
Também foram assinados convênios para serviços de pavimentação asfáltica, obras de melhoria em unidades habitacionais, titulação de propriedades e regularização fundiária de imóveis.
A prefeitura de Castro também firmou convênio com o Estado para aderir aos programas Bom Negócio Paraná e Banco do Empreendedor e um termo de cooperação para a construção de um polo de educação à distância.