
O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, apresentou para a diretoria do Sinduscon como funcionará a nova autarquia Paraná Edificações. Foto: ANPR
Para o vice-presidente do Sinduscon, José Eugênio Gizzi, a implantação da autarquia é importante para acelerar a etapa de processos e permitir mais agilidade na execução das obras. “O Sinduscon está em sintonia com esta filosofia e quer ser parceiro para fazer o Paraná crescer e se tornar cada vez mais forte economicamente”, disse.
A Paraná Edificações convoca neste ano 37 engenheiros civis, aprovados em concurso público, que vão atuar no acompanhamento de projetos e fiscalização das obras. Em dois anos, a instituição terá 94 engenheiros civis atendendo todo o Estado.
Para acelerar o processo de solicitação de novos prédios ou a reforma de imóveis públicos, os engenheiros vão orientar tecnicamente prefeituras e órgãos públicos, além de escritórios de engenharia e arquitetura terceirizados que prestam serviços ao governo estadual.
O novo padrão de licitações a ser seguido pela autarquia está definido nos Cadernos Orientadores, um conjunto de publicações que explica como fazer estudos, termos de referência e projetos para obras de prédios públicos. Os cadernos estão disponíveis no site da Secretaria de Infraestrutura (www.infraestrutura.pr.gov.br).
Com a padronização, acrescenta o secretário, estes problemas serão eliminados, pois as definições serão estabelecidas antes do início dos trabalhos. O treinamento do corpo técnico estadual já está acontecendo em oficinas promovidas pelo governo e será estendido para técnicos de prefeituras e de escritórios contratados para elaboração de projetos.