Medida vai incentivar indústria e reduzir custos ao consumidor final
A Câmara analisa o Projeto de Lei 4536/12, do deputado Wellington Fagundes (PR-MT), que isenta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) os coletores ou painéis solares para aquecimento de água.A proposta também estabelece que os prédios da Administração Pública federal que registrarem consumo de água aquecida a partir de 20% do consumo total, quando for viável, deverão ser equipados com coletores ou painéis solares para aquecimento de água. O prazo máximo para o cumprimento da medida é de cinco anos a partir da publicação da lei.
Na avaliação do autor, os incentivos fiscais poderão aumentar a eficiência energética do País e adiar investimentos que se fariam necessários para atender à demanda de energia elétrica no horário de ponta.
“Com a obrigatoriedade de o governo federal implantar coletores ou painéis solares para aquecimento de água nos prédios da Administração Pública federal, cremos que a indústria de coletores ou painéis solares para aquecimento de água deve ganhar novo impulso, possibilitando ganhos de escala na produção e redução de custos ao consumidor final desses equipamentos”, afirma.
Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Minas e Energia; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Agência Câmara de Notícias