Base de assinantes cresceu 27% no ano
Com 222 mil adições líquidas em dezembro de 2012, o Brasil fechou o ano com 16,2 milhões de domicílios com TV por Assinatura. No ano, foram registradas 3,4 milhões de novas assinaturas, o que representou uma evolução de 27% na base de assinantes. Considerando-se o número médio de 3,3 pessoas por domicílio, divulgado pelo IBGE1, os serviços de TV por Assinatura são distribuídos para aproximadamente 53,4 milhões de brasileiros e estão presentes em mais de 27% dos domicílios do País.
Tecnologia
Os Serviços de TV por Assinatura2 são prestados utilizando-se de diferentes tecnologias: por meios físicos confinados (Serviço de TV a Cabo – TVC), mediante utilização do espectro radioelétrico em micro-ondas (Serviço de Distribuição de Sinais Multiponto Multicanal – MMDS) e na faixa de UHF (Serviço Especial de Televisão por Assinatura – TVA), e ainda por satélite (Serviço de Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura Via Satélite – DTH).
A participação dos serviços prestados via satélite (DTH) atingiu 60,8% da base e a dos serviços a cabo alcançou 38,3% das assinaturas. Em dezembro de 2012, o DTH, com a adição de 199,8 mil assinantes, cresceu mais de 2%. O serviço via cabo, registrou o acréscimo de 28,6 mil novas assinaturas – crescimento de 0,46% em dezembro. As prestadoras de MMDS, por sua vez, perderam 6,5 mil assinantes no mesmo período, o que representou a queda de mais de 4,3% de sua base3.
Fonte: Imprensa Anatel
