Comitiva da Fifa vistoria obras em Curitiba e Região Metropolitana

COPA 2014 - O secretário estadual para Assuntos da Copa, Mário Celso Cunha e uma comitiva composta por 40 membros da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL), vistoriaram as obras da Arena da Baixada - Curitiba/PR, 29.01.2013 - Foto Jonas Oliveira/AENPr

COPA 2014 – O secretário estadual para Assuntos da Copa, Mário Celso Cunha e uma comitiva composta por 40 membros da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL), vistoriaram as obras da Arena da Baixada – Foto Jonas Oliveira/AENPr

A cidade de Curitiba, uma das doze cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, recebeu nesta terça-feira (29) a visita de uma comitiva composta por 40 membros da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL). O objetivo foi acompanhar as obras do Mundial e discutir planos de ações durante o evento.Pela manhã, a delegação vistoriou as obras da Arena da Baixada. O estádio – que está com aproximadamente 55% das obras finalizadas – deve ser concluído no final de novembro. “Eles ficaram bastante satisfeitos com o que viram. O andamento das obras está dentro da programação, os prazos estão sendo cumpridos e isso para eles é o que mais importa”, afirmou o secretário estadual para Assuntos da Copa, Mário Celso Cunha, que acompanhou as visitas.

Durante à tarde, a delegação se reuniu no Salão de Atos do Parque Barigui, onde trocaram informações e discutiram soluções para 16 áreas ligadas diretamente à operação nos dias de jogos: competições, operações de imprensa, televisão, protocolo, mídia, tecnologia da informação, credenciamento, segurança, marketing, médica, ingressos, transporte, alimentação, voluntários, logística e hospitalidade.

A comitiva da Fifa visitou, em 2012, as seis cidades que receberão, além dos jogos do Mundial, a Copa das Confederações. Neste ano, a federação internacional volta os olhos para as demais cidades-sede que, como Curitiba, receberão apenas competições pela Copa do Mundo. A próxima visita da comitiva a Curitiba está marcada para o mês de setembro.

MOBILIDADE 

No final da tarde, a caminho do Aeroporto Afonso Pena, a comitiva conheceu as obras incluídas no PAC da Copa, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.O Governo do Estado, por meio da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), trabalha no Corredor Aeroporto-Rodoferroviária e no Corredor Marechal Floriano. Ambos os projetos visam aumentar o fluxo de veículos entre São José dos Pinhais (principal chegada de turistas) e a Capital.

As duas obras de mobilidade têm investimentos de R$ 68,7 milhões, com financiamento do governo federal e contrapartida do Estado. Os trabalhos foram iniciados no final de dezembro e as obras devem ser concluídas até maio de 2014. Somente na Avenida das Torres o fluxo de veículos deve aumentar em 30% com a implantação de mais uma pista em ambos os lados e a construção de trincheiras.

Fonte: ANPr