Firmas inovadoras são tema de publicação do Ipea

Pesquisa sobre Atitudes Empresariais para Desenvolvimento e Inovação (Paedi), financiada pela Fundação de Empreendimentos Científico e Tecnológicos (Finep), resultou em um livro editado em 2012 pelo Ipea. Seu objetivo foi conhecer os padrões de comportamento e estratégias adotadas pelo segmento inovador do empresariado nacional na gestão das firmas.

Utilizando uma base de dados composta por cerca de 70 mil firmas reunindo informações de fontes como Pesquisa de Inovação (Pintec), Pesquisa Industrial Anual (PIA), Relatório Anual de Informações Sociais (RAIS), Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o estudo permitiu, entre outras coisas, construir uma tipologia de firmas industriais que expressam diferentes lógicas e estratégias competitivas, o que possibilitou estudos inéditos sobre a estrutura produtiva do setor.

Concebida para suprir uma lacuna sobre as visões e estratégias adotadas por esses empresários inovadores, a Paedi se diferencia de outras pesquisas sobre o tema por ter sido conduzida em uma amostra representativa do empresariado nacional, tanto em termos dos principais setores econômicos como das regiões do país. Ao mesmo tempo em que ampliou o conhecimento sobre as estratégias competitivitas das firmas, a pesquisa apontou para a necessidade de conhecer melhor quem são e que valores orientam a atuação dos empresários.

Leia a publicação “Pesquisa sobre Atitudes Empresariais para Desenvolvimento e Inovação (Paedi)”

Fonte: Ascom/IPEA