Para o comércio varejista ampliado, composto do varejo mais as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção, as variações observadas em relação ao mês de novembro/12, com ajustamento sazonal, foram de 1,3% para o volume e de 1,1% na receita nominal de vendas. Já para os indicadores sem ajustamento, as variações ocorridas foram as seguintes: 5,0% na relação dez12/dez11 e 8,0% no acumulado do ano para o volume de vendas, e de 7,7% e 9,5% para a receita nominal, respectivamente.
Em relação à atividade de Veículos, motos, partes e peças, os resultados para o volume de vendas foram os seguintes: 8,3% sobre o mês anterior, ajustado sazonalmente, 6,8% na comparação dez12/dez11, e de 7,3% no acumulado do ano de 2012. Quanto à receita nominal de vendas as variações foram: 6,7%; 3,7% e 4,2%, respectivamente. O principal fator responsável pelo desempenho da atividade foi a política de redução de IPI anunciada para o setor no final de maio, e que vigorou até 31 de dezembro. Para os automóveis, a alíquota subirá gradualmente no primeiro semestre de 2013 até atingir o valor anterior à mudança. O resultado apresentado para o segmento foi o maior da série desde o ano de 2010.
O segmento de Material de construção, para o volume de vendas, obteve variações de 3,1% na comparação com o mês anterior com ajuste sazonal; de 6,9% sobre dezembro de 2011; e de 7,9% no acumulado do ano. Para a receita nominal de vendas, os números apresentados foram: 3,6% sobre o mês imediatamente anterior com ajuste sazonal; 8,8% comparado com dezembro de 2011; e de 10,1% no acumulado do ano. A redução do IPI para uma cesta de produtos do setor, bem como as condições favoráveis do crédito habitacional, somado ao programa governamental “Minha Casa Minha Vida”, foram os fatores que ajudaram no resultado da atividade. Segundo o Banco Central, o aumento da oferta de crédito habitacional foi de 37,6% no ano de 2012.
A publicação completa da pesquisa pode ser acessada na página
www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/comercio/pmc/
Fonte: Comunicação Social IBGE
19 de fevereiro de 2013