A realização de audiências públicas é uma das solicitações para a obtenção da Licença Ambiental Prévia do empreendimento. “É nesse momento em que o IAP e os responsáveis pelo poliduto avaliam se a comunidade aprova ou não as modificações necessárias no meio social e ambiental”, afirmou o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto.
Por isso, além de Sarandi, o IAP programou, juntamente com os empreendedores, dirigir mais quatro audiências públicas que acontecerão em Reserva, Ponta Grossa, São José dos Pinhais e Paranaguá. Todas serão amplamente divulgadas.
“Segundo a legislação ambiental, para empreendimentos de grande porte é preciso avaliar todos os possíveis aspectos de impactos ambientais, assim como medidas compensatórias e mitigadoras na sua implantação e operação”, explicou o diretor de Controle e Recursos Ambientais, Paulo Barros.
Em Sarandi, estiveram presentes 105 pessoas, a maioria estudantes de Engenharia Ambiental. Eles questionaram como qual tipo de álcool seria transportado, como seriam feitos os desvios necessários, inclusive em áreas montanhosas, e quais medidas seriam adotadas para evitar futuros acidentes ambientais.
Confira as datas das próximas audiências públicas:
04/03 (segunda-feira) às 19h – Ponta Grossa
Local: Associação dos Engenheiros e Arquitetos
Endereço: Rua Balduino Taques, 500 – Vila Estrela
06/03 (quarta-feira) às 19 h – São José dos Pinhais
Local: Câmara Municipal
Endereço: Rua Veríssimo Marques, 699
07/03 (quinta-feira) às 19h – Paranaguá
Local: Clube Seleto
Endereço: Rua Baronesa do Cerro Azul, 1361 – Alto São Sebastião
