
Começa a 14ª Semana de Campo do Projeto Centro-Sul de Feijão e Milho, na Estação Experimental da Fundação ABC, em Ponta Grossa. Foto: Divulgação Emater
O Projeto Centro-Sul de Feijão e Milho foi criado pelo Instituto Emater para atender os agricultores familiares que vêm enfrentando a redução de renda com essas culturas em função da baixa produtividade. Desde que foi implantado, o projeto já trouxe resultados significativos. Segundo Germano Kusdra, coordenador estadual do projeto, a produtividade média das áreas demonstrativas foi 1,6 vez superior à média do Estado para a cultura do feijão e 1,5 vez superior no caso do milho.
Além disso, a divulgação de novas tecnologias entre os agricultores tem levado à melhoria da qualidade dos produtos, ao melhor uso da mão de obra familiar e à maior adoção do sistema de plantio direto na palha, resultando no aumento da fertilidade das áreas e conservação dos recursos naturais.
Kusdra informou também que os produtores assistidos estão conseguindo fazer o manejo correto dos agroquímicos, conquistando mais segurança para quem produz e quem consome esses produtos. O meio ambiente também é preservado com o uso racional dos insumos agrícolas e um sensível uso de defensivos.
O projeto já foi implantado em sete regiões do Estado e envolve 41 municípios. Para este ano, os técnicos pretendem implantar 74 Unidades Demonstrativas para a cultura do Feijão e 64 Unidades Demonstrativas para o milho. Segundo Kusdra, a intenção é profissionalizar os produtores responsáveis por essas unidades, além de 3 mil agricultores que participam do projeto por meio dos grupos de resultados.
Serviço:
14ª Semana de Campo do Projeto Centro-Sul de Feijão e Milho
Data: de 26/02 a 01/03/2013
Local: Estação Experimental da Fundação ABC, em Ponta Grossa, na saída para Castro