O propósito de revitalizar o Passeio Público reuniu, nesta quarta-feira (27), o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Sérgio Pires, o presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Marcos Cordiolli, vereadores do município e cidadãos interessados no assunto. Organizada pela Comissão de Urbanismo da Câmara Municipal, a reunião teve o objetivo de apresentar as diversas propostas existentes para que o Passeio Público volte a ser um local de encontro da cidade.
“Esse parque faz parte do imaginário do curitibano. Precisamos resgatar a sensação de pertencimento em torno do Passeio Público”, disse Cordiolli. “Viemos aqui para ouvir as pessoas, saber o que desejam. A atual administração do município busca uma cidade mais humanizada, participativa e inovadora. E é nesse sentido que iremos atuar no Passeio Público e nos demais equipamentos urbanos”, destacou Pires.
Entre as reivindicações apresentadas por um grupo que discute a revitalização do parque estão o resgate da vocação cultural do Passeio Público com atividades voltadas à música, ao teatro e à literatura; a realização de projetos de educação ambiental; melhorias na infraestrutura e incremento dos equipamentos para a prática desportiva; a retirada do chafariz; a redução do número de veículos em circulação e a ampliação da área de gastronomia.
“Todas essas propostas devem contribuir para que o Passeio Público volte a ser frequentado por pessoas de todas as idades”, disse o presidente da Comissão de Urbanismo da Câmara Municipal, vereador Jonny Stica. Com base nas propostas, o Ippuc irá elaborar um projeto que será apresentado numa próxima reunião.
Fonte: SMCS
