Peça inspirada nas obras do autor francês Antoine de Saint-Exupèry estreia dia 9 de no TUCA
O Grupo de Teatro Tanahora da PUCPR estreia no dia 9/03, às 18 horas a segunda temporada do espetáculo, intitulado Homem ao Vento. A peça de Marcos Damaceno e direção de Laercio Ruffa foi inspirada nas obras do autor francês Antoine de Saint-Exupèry: Terra dos Homens, Cidadela e O pequeno Príncipe.
O texto é uma reflexão sobre o homem em suas relações com os ambientes que o cerca: a família, o trabalho, os amigos, seus amores, e principalmente um encontro do homem consigo mesmo. A pergunta ‘Quem sou eu?’ ou ‘Quem é você?’, dentro da contemporaneidade, questiona a noção de sujeito em nossos dias. E para isto o autor escolheu um caminho dramatúrgico onde propõe através do jogo teatral (onde os personagens vão se definindo ao longo da encenação) um possível entendimento para estes questionamentos.
“Vivemos numa sociedade caótica, fragmentada, que necessita se autoconfigurar, e para isso temos que nos reinventar. A solidão é necessária para mergulharmos no mais profundo do nosso ser e calar as diversas vozes que nos perseguem em nossa trajetória”, comenta o diretor do espetáculo.
Homem ao Vento é esta busca incessante pela vida, sabendo que a morte é necessária para o amadurecimento do ser humano. Marcos Damaceno, promissor talento da dramaturgia contemporânea curitibana, traz à cena discussões pertinentes sobre o teatro e a sua forma de realizá-lo. Premiado com o Troféu Gralha Azul 2011, escreveu e dirigiu vários espetáculos: Psicose 4h48, Árvores Abatidas ou para Luis Melo, Antes do Fim, Variações para um Vampiro I e II e foi um dos idealizadores do Núcleo de Dramaturgia do SESI. “Para o Tanahora é sempre um privilégio poder trabalhar com profissionais do teatro curitibano que nos apontam um caminho desafiador a percorrer”, conclui Ruffa.
O elenco é composto por Muhammad El Chab, Kálita Quareli, Eliane Pedroso, Gustavo Hermes, Rodney Veiga, Axson Bonini, Samara Macedo, Fernanda Kogin, Lillian Sidoriw, Eduardo Mehl, Alan Cristian, Diego Duda. A montagem do espetáculo conta com as participações de Monica Infante (direção de movimento e assistente de direção); Cida Stier (preparadora vocal), Paulo Kavi (sonoplastia e composição de música original); Eduardo Giacomini (figurinos); Rodrigo Ziolkowski (iluminação); Laercio Ruffa e Mônica Infante (ambientação cênica); Maura Cristina (caracterização); Mauro Chaves Pinto (operador de som); Hercilio Nalesso (operador de luz); Alex Martins (montagem).
Produção: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
Em 32 anos de atividades, o Grupo de Teatro Tanahora vem contribuindo para formação de novos talentos e de plateia. Para mais informações sobre o grupo, acesse o site http://www.pucpr.br/tanahora.
De 09 a 31/03 Sábados e domingos: sessões às 18 e às 20 horas
Teatro: TUCA – Teatro da PUCPR – Rua Imaculada Conceição, 1155
Informações: 3271-1645 | 3271-1643