
Secretária da Familia e Desenvovimento Social, Fernanda Richa, participa da abertura do encontro Mulher de Atitude, junto com o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, que lançou a Campanha de Prevenção do Cançer de Colo de útero. Foto: Rogério Machado/SEDS
Os secretários da Saúde, Michele Caputo Neto, e da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, lançaram nesta quinta-feira (7), em Curitiba, a campanha Mulher de Atitude Previne o Câncer de Colo de Útero. O lançamento aconteceu no encontro que reuniu mais de 800 mulheres – prefeitas, vereadoras, lideranças femininas e profissionais de saúde – para discutir a saúde feminina. O evento continua nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher.
Para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama – primeira causa de morte por câncer entre as mulheres paranaenses – o secretário também destacou que neste ano serão implantadas centrais de laudos para exames de mamografia em três cidades de referência macrorregional – Londrina, Maringá e Cascavel. “Estas centrais serão estruturadas em parceria com as universidades para auxiliar na conferência e na emissão de laudos das mamografias realizadas no Paraná”, completou.
A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, destacou que a prevenção é a saída e solução para quase todos os problemas, seja na prevenção do câncer, no alcoolismo, na drogadição. “Esta é mais uma campanha de prevenção do Governo do Estado. Que todas nós sejamos mulheres de atitude e cuidemos da saúde física e mental”, afirmou.
A superintendente de atenção à saúde, Márcia Huçulak, enfatizou que cerca de 30% das mulheres paranaenses sexualmente ativas nunca fizeram exames de colo de útero e mama. “Esta campanha é para sensibilizar mulheres, principalmente com baixa escolaridade e condições socioeconômicas desfavoráveis”, disse. Ela recomenda que o exame preventivo seja feito, no mínimo, a cada dois anos.
Também participaram do lançamento, a prefeita de Leópolis, Cleia de Oliveira (representando todas as prefeitas do Paraná), a deputada estadual Marla Tureck, a presidente do Conselho Estadual de Saúde, Joelma Carvalho, o secretário-executivo do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), Jurandi Frutuoso, o diretor de relações institucionais do Hospital Erasto Gaetner, Mário Bosso, a representante do Conselho da Mulher do Paraná, Neuralice Maina, e a representante da União Brasileira de Mulheres, Dóris de Jesus.
Homenagem – Fernanda Richa e Márcia Huçulak foram homenageadas pelo Grupo Mulheres de Palha, que faz artesanato com folhas de bananeira na região de Londrina. Rosalina Batista e Maria Jandira Marcelina da Silva agradeceram ao Governo do Paraná pelas políticas públicas voltadas às mulheres paranaenses.
Investimentos