Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League

Foto: Portal da Indústria

Foto: Portal da Indústria

O Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL) é um programa internacional voltado para crianças de 9 a 14 anos, criado para despertar o interesse dos alunos em temas como ciência e tecnologia dentro do ambiente escolar. A iniciativa também fortalece a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, inspirando a seguir carreira no ramo da engenharia, matemática e tecnologia.O SESI, em parceria com o Instituto Aprender Fazendo, e os fundadores do programa  FIRST e aLEGO, realiza nos dias 9 e 10 de março, em Brasília, a etapa nacional 2012/2013, que reúne os vencedores das oito seletivas regionais da temporada. Participam 600 competidores, de cerca de 60 equipes. Os três times mais bem classificados garantem vaga em torneios internacionais nos Estados Unidos e na Europa.O objetivo das equipes é propor inovações para melhorar a qualidade de vida dos idosos, a partir de soluções para problemas de acesso e locomoção. Entre elas estão um relógio com GPS para pessoas com mal de Alzheimer e um colete com sensor de objetos para deficientes visuais.

Além das soluções, as equipes terão que montar e programar um robô, utilizando a tecnologia LEGO® MINDSTORMS®, uma linha de peças voltada exclusivamente para a Educação tecnológica, e o kit de missões dessa temporada, que é destinada a melhorar a qualidade de vida de idosos. Durante o torneio, os times competem três vezes na arena oficial. Cada partida tem duração de 2,5 minutos.

Durante o evento serão avaliadas e premiadas as equipes que mais se destacarem nas categorias Projeto de Pesquisa (inovação, apresentação e processo de pesquisa), Projeto do Robô (design do robô, programação e estratégia e inovação) e Core Values (inspiração, trabalho em equipe e gracious professionalism™).

Há ainda a premiação máxima, o Champion´s Award, que é dada à equipe que melhor traduz a experiência da FLL, incorporando os Core Values (valores) e demonstrando excelência e inovação tanto no Desafio do Robô, quanto na realização do Projeto de Pesquisa.

Fonte: Portal da Indústria