Data será marcada com solenidade, nesta terça-feira (12), na sede da Fiep, no Jardim Botânico. Participam do evento o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, além de empresários, parceiros, colaboradores e ex-colaboradores da entidade
O Senai, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, completa no dia 12 de março 70 anos no Paraná. Para comemorar o aniversário, empresários, instituições parceiras e colaboradores que fizeram e fazem parte da história da entidade participam, no dia 12, na sede da Fiep no Jardim Botânico, em Curitiba, de uma solenidade que marca a atuação do Senai no Estado. O evento dá início a uma série de comemorações que serão realizadas em todo o Paraná.
“O Senai é referência em educação profissional, tecnologia e inovação e colabora para o desenvolvimento econômico e social do Paraná”, disse o presidente da Fiep, Edson Campagnolo.
Fundado em 12 de março de 1943, o Senai conta com 46 unidades no Estado, que atendem cerca de 300 municípios. Na área de educação, oferta cursos de iniciação profissional, aprendizagem industrial, qualificação e aperfeiçoamento profissional, cursos técnicos, graduação tecnológica e pós-graduação. Oferta ainda cursos à distância e in company, atendendo necessidades específicas do trabalhador e da indústria. A entidade atua também em serviços tecnológicos e inovação realizando consultorias, ensaios laboratoriais industriais, além de prestar apoio tecnológico às indústrias paranaenses.
Para este ano estão previstas 370 mil matrículas no Paraná, somadas todas as modalidades de ensino, em mais de 1.200 cursos. Pesquisas realizadas pela instituição revelam que 82,5% dos alunos formados estão empregados.
O Senai é também uma das entidades parceiras do governo federal, ofertando cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec. O programa oferece mais de 55 mil vagas em cursos gratuitos para alunos de escolas públicas, com o propósito de expandir e democratizar a formação e qualificação profissional.
Vale lembrar que em 2012, o Sistema Indústria criou o Programa de Apoio à Competitividade da Indústria e através dele, o Senai no Paraná está investindo na expansão de sua infraestrutura, organizando uma rede de tecnologia. “Serão construídos sete novos Centros de Educação Profissional, sete Institutos Senai de Tecnologia em áreas afins à indústria paranaense, bem como o Instituto Senai de Inovação na área de Eletroquímica, desenvolvendo o estado da arte da tecnologia nesses setores”, afirmou o diretor regional do Senai, Marco Antonio Areias Secco.
Até 2015 serão investidos R$ 277 milhões, com o objetivo ampliar a produção anual para 500 mil matrículas e a realização de 280 mil horas técnicas de serviços tecnológicos e inovação para a indústria do Estado.
Fonte: Agência Fiep