Hoje um motorista que investe R$ 50 em combustíveis rodaria 146 km com etanol, 167 km com gasolina e 326 km com GNV
O GNV (Gás Natural Veicular) sempre foi a alternativa energética mais econômica para o motorista que prioriza o menor preço. Com o aumento do preço da gasolina, a economia em comparação com os outros combustíveis ficou ainda maior,chegando a 60% em Santa Catarina. Além de mais barato, o GNV é uma opção segura e ecologicamente sustentável, reduzindo as emissões de gases poluentes em até 80% se comparado com a gasolina.
Hoje, o preço médio do GNV é cerca de R$ 1,99/m³ nos postos de Santa Catarina. Com os preços atuais, um motorista que investe R$ 50 em combustíveis rodaria 146 km com etanol, 167 km com gasolina e 326 km com GNV – distância pouco maior que o percurso entre as cidades de Florianópolis e Curitiba.
Segundo Cósme Polêse, diretor presidente da SCGÁS, companhia responsável pela distribuição de gás natural canalizado em Santa Catarina, o preço do insumo continuará estável. “O que pode subir é o preço cobrado pelos postos, que depende de cada operador. Porém, a SCGÁS pretende manter estável a tarifa do gás veicular ao longo de todo o ano de 2013”, garante Polêse. Além de assegurar a estabilidades da tarifa, a SCGÁS também afasta a possibilidade de desabastecimento dos insumos, o que ocorreu com combustíveis líquidos pelo menos em duas ocasiões no último trimestre de 2012 em Santa Catarina.
Atualmente Santa Catarina é o terceiro mercado de GNV do Brasil, atrás do Rio de Janeiro e de São Paulo. O segmento automotivo representa 18,7% do total de gás natural distribuído no estado, abastecendo uma frota de 95 mil veículos adaptados ao gás que consomem em média 316 mil m³ de gás ao mês. São 135 postos de combustíveis que abastecem com GNV presentes em 49 municípios em todas as regiões do estado.
“Hoje já é possível rodar por todo o estado apenas com GNV, devido ao atendimento de postos fora da área dos gasodutos por meio do GNC (Gás Natural Comprimido)”, salienta Ronaldo Macedo Lopes, coordenador automotivo da SCGÁS. O usuário que pretende circular com o GNV em todo Estado encontra postos em todas as regiões catarinenses, estrategicamente posicionados nas rodovias e cidades. “O mesmo acontece com usuários de outros Estados, do litoral do Rio Grande do Sul ao Rio de Janeiro é possível abastecer com GNV às margens da rodovia”, lembra Lopes.
A instalação do kit GNV custa atualmente entre R$ 2 mil a R$ 2,5 mil para o kit de 3ª geração, e entre R$ 3,5 mil a R$ 4,5 mil para o de 5ª geração, com tecnologia mais avançada. Os valores podem se pagar em pouco tempo para quem roda muito com o veículo. Antônio Wagnitz, analista do segmento automotivo da SCGÁS, lembra que a conversão do carro para o GNV não implica em abdicação dos outros combustíveis. “O GNV passa a se mais uma alternativa, mantendo as características originais do carro”, esclarece.
Além de carros que podem ser adaptados em oficinas certificadas pelo INMETRO, o mercado nacional oferece um veículo que vem com GNV de fábrica, o Siena Tetrafuel da FIAT. O sedan é opção para usuários que rodam muito e utilizam seus veículos como instrumento de trabalho.
Fonte: SCGás/Sindcomb