Grupo técnico de APLs inicia preparativos para conferência nacional

As primeiras definições acerca da 6ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais foram definidas na primeira reunião do Grupo de Trabalho Permanente para Arranjos Produtivos Locais (GTP APL) de 2013. O grupo de trabalho formará uma comissão organizadora que será a responsável pela realização da conferência, prevista para novembro.

A participação de colaboradores e parceiros será descentralizada e contará com apoio para trazer temas e sugestões de atividades para o evento. O assunto foi um dos temas debatidos no encontro do grupo de trabalho realizado dia 13 de março no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).  O GTP APL tem por finalidade definir a agenda de eventos e o plano de ação.

Marca consolidada

“O trabalho feito no MDIC com o GTP APL é muito bem visto, é uma marca consolidada e o nosso desafio é continuar assim”, diz Ricardo Romeiro, coordenador-geral de Arranjos Produtivos Locais do MDIC. A pauta da reunião incluiu considerações sobre as reuniões plenárias promovidas pelo grupo de trabalho, a atuação de seus comitês temáticos, a possibilidade de criação de novos comitês, a revisão metodológica de avaliação e o acerto da taxonomia dos indicadores, que influenciam no levantamento de dados e informações para o sistema.

Outro ponto importante abordado foi a finalização de projetos iniciados nos anos anteriores. Os destaques neste quesito são o Observatório Brasileiro de APLs e o Plano Nacional de Capacitação. Ambos fazem parte da 2ª Geração de Políticas para APLs e do Plano Brasil Maior.

Observatório de APLs

O Observatório de APLs foi lançado em dezembro de 2012 pela Secretaria de Desenvolvimento da Produção (SDP) do MDIC e prevê o armazenamento de informações de todos os agrupamentos do país no mesmo banco de dados. A ferramenta, em fase inicial, possibilita que arranjos, núcleos estaduais, instituições de apoio e empresas agrupadas compartilhem informações de interesse em seus respectivos setores de atuação. Além de facilitar o acesso a informações acerca da produção econômica, o portal oferece um espaço para a divulgação das atividades dos agrupamentos.

O Plano Nacional de Capacitação para gestores de APLs é um projeto de abrangência nacional elaborado pelo MDIC. Voltado ao aperfeiçoamento da gestão dos arranjos, tem foco na modernização de ações desenvolvidas, práticas de gestão e aumento da competividade. Esses objetivos serão alcançados a partir da formação dos administradores, empreendedores e formuladores de políticas públicas que colaboram com o APL.

Segundo Ricardo Romeiro, um dos principais entraves na gestão de APLs no Brasil é exatamente a governança. “Iremos discutir, elaborar e proporcionar uma metodologia para todos que atuam com agrupamentos, desde o líder de governo, até os empresários, passando por pessoas que de alguma maneira contribuem com o aperfeiçoamento e o desenvolvimento desses arranjos”.

Veja fotos da reunião.


Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MDIC