Pimentel defende interiorização do desenvolvimento econômico

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, defendeu na sexta-feira (22), em Montes Claros (MG), o aprofundamento do processo de interiorização do desenvolvimento.

“Essa é a oportunidade de se reverter o crescimento excessivo das capitais brasileiras”, disse. “Temos de recuperar a dimensão regional do desenvolvimento para assegurar o equilíbrio no processo de desenvolvimento nacional”.

Pimentel fez palestra para empresários e políticos da região na sede da Associação dos Municípios da Área da Sudene, dentro do programa Rotas para o Futuro, promovido pela FIEMG e pela Fundação Joao Pinheiro, ligada ao governo estadual.

O ministro voltou a pedir que os prefeitos adotem a margem de preferência nas compras municipais como forma de estimular a indústria local.

O mecanismo previsto em lei federal permite que os governos federal, estaduais e municipais paguem ate 25 por cento a mais por produtos nacionais nos processos de licitação. Entre os setores com margens já definidas estão o textil e de confecções e o de tecnologia da informação.


Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MDIC