Secretário do MDIC e conselheiro australiano se reúnem para estreitar relações econômicas

Secretário do MDIC e conselheiro australiano se reúnem para estreitar relações econômicas

Brasília (25 de março) – O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Alessandro Teixeira, recebeu na última sexta-feira (22), o conselheiro econômico sênior da primeira-ministra da Austrália, Gordon de Brouwer.

O objetivo do encontro era estreitar as relações econômicas e compartilhar experiências em desenvolvimento, comércio e investimento no âmbito do G20, bloco de países que reúne as vinte maiores economias do mundo.

Na reunião, o conselheiro frisou o interesse no crescimento global conjugado às demandas de desenvolvimento e as necessidades de fortalecimento do setor privado, de aumento dos investimentos internos e redução do protecionismo comercial. Alessandro Teixeira destacou que os investimentos domésticos e estrangeiros são importantes para gerar empregos, e que a infraestrutura, em seus vários segmentos, das energias às comunicações, representa uma preocupação para diversos países.

Questionado sobre o papel das instituições nos investimentos em infraestrutura, numa visão de longo prazo, o secretário respondeu que, no que se refere ao gerenciamento de fundos, a rentabilidade era mais focada em países individuais do que em regiões. E que tal questão teria maior importância em negociações entre blocos, em comparação ao nível multilateral. Destacou que um dos maiores fundos investidores em tecnologias da informação e da comunicação no Brasil tem origem nos Países Baixos e está baseado na Austrália. E ainda, apontou para a necessidade do estabelecimento de novas soluções macroeconômicas para lidar com novas crises.

Entre os assuntos da reunião, também foram discutidos a necessidade de ampliação dos investimentos bilaterais e setores prioritários para cooperação em altas tecnologias. O conselheiro econômico veio acompanhado de representantes do Ministério da Economia da Austrália e da Embaixada da Austrália em Brasília.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MDIC