
Secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Humberto Luiz Ribeiro (E), aponta importância da qualificação profissional, na CNC
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apresentou ao Grupo Técnico de Qualificação Profissional do governo federal um painel das atividades do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) no Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O encontro, realizado em 25 de março, em Brasília, foi ideia do secretário de Comércio do MDIC, Humberto Ribeiro, e do presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), professor Mauro Borges.
Representando o presidente da CNC, Antonio Oliveira Santos, o consultor Roberto Nogueira Ferreira conduziu a reunião, que teve a presença de presidentes e representantes da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro), Associação Nacional do Comércio de Artigos de Higiene Pessoal e Beleza (Anabel), Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), Central Brasileira do Setor de Serviços (Cebrass), além de técnicos do MDIC e da Secretaria de Inovação do ministério.
O secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Humberto Luiz Ribeiro, exaltou a importância da reunião e a urgência de se tratar o tema: “É muito nobre a reunião. Quando tratamos de competitividade no setor de comércio e serviço, tenho convicção que a questão do capital humano é um grande fator de competitividade. Sabemos que as condições trabalhistas precisam avançar e temos as dimensões da importância da qualificação profissional, que é incluir o nosso povo nesse esforço”, disse o secretário.
O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Mauro Borges, declarou que “a qualificação anda junto com o empreendedorismo”. Acrescentou que a questão chave, quando se fala em serviço, é formação e qualificação de mão de obra em todos os níveis.
A professora Maria Luiza Araújo e o diretor de Relações Institucionais, Antonio Henrique Borges Paula, apresentaram a estrutura organizacional do SENAC, a missão da entidade, a oferta de cursos, a estrutura física, os programas desenvolvidos, os itinerários formativos, e a evolução do Pronatec.
Após a apresentação do SENAC,seguiram-se debates e sugestões quanto ao aprofundamento da qualificação, segundo os interesses diretos do mercado empregador.
Por fim, o consultor Roberto Nogueira Ferreira agradeceu a presença de todos em nome do presidente Antonio Oliveira Santos, firmando parceria que resultará em novas reuniões. Segundo ele, “A exposição trouxe informações, que as entidades presentes, incluindo representantes governamentais, desconheciam, em maior ou menor grau. Além de novidades sobre o Pronatec”, finalizou Roberto, concluindo que a reunião realizada na sede da CNC foi altamente positiva.
Após a reunião, os participantes participaram de almoço ao qual esteve o presente o deputado Federal Laércio Oliveira, coordenador da Frente Parlamentar de Serviços e vice-presidente da CNC.
Foto: Crédito: Joanna Marini
Fonte: Ascom/CNC