Representantes de uma das mais importantes escolas de negócios do mundo desembarcam em Curitiba para discutir programas com foco no empreendedorismo
O Sebrae/PR articula uma parceria com o Babson College, uma das mais conceituadas escolas de negócios com foco em empreendedorismo do mundo. A ideia é construir, em conjunto, programas envolvendo temas de interesse do empreendedorismo e das micro e pequenas empresas, como educação empreendedora, startups e desenvolvimento de lideranças.
Dois encontros, para definir áreas de interesse comum, entre representantes do Sebrae/PR e do Babson College, selaram, nos últimos dias, o início das conversas. Andrew Zacharakis, Ph.D do Centro de Desenvolvimento Empreendedor do Babson College, e Alecia Gisela Lokpez, do Babson Educação Executiva, desembarcaram na sede do Sebrae/PR em Curitiba.
A aproximação com a escola de negócios, com sede em Boston, nos Estados Unidos, faz parte de uma estratégia de cooperação ‘costurada’ pelo recém-criado Centro Sebrae de Cooperação Internacional, iniciativa do Sebrae Nacional executada pelo Sebrae/PR para disseminar conhecimento em empreendedorismo e servir como fonte de informação em cooperação internacional para o Sistema Sebrae.
“O Babson College é nº 1 em empreendedorismo. É um centro de estudos reconhecido internacionalmente, com a expertise que necessitamos. O lema deles – ‘Inovação é nossa tradição’ – resume, por si só, o seu diferencial”, diz Julio Cezar Agostini, diretor de Operações do Sebrae/PR, que está à frente das conversas com representantes da escola de negócios norte-americana.
“Somos uma pequena escola com enorme impacto no mundo todo. A única forma para disseminar o conhecimento é firmar parcerias para multiplicar. É assim que pensamos no Babson. O Sebrae, com seu poder de alcance e proximidade com as micro e pequenas empresas brasileiras, se mostra um parceiro interessante”, afirma Alecia Gisela Lokpez, do Babson College.
Para Andrew Zacharakis, o crescimento da economia brasileira abriu perspectivas para o empreendedorismo. “Hoje o Brasil tornou-se um excelente lugar para se empreender.” O professor do Babson College cita a legislação, a informalidade e a educação brasileira como desafios a serem superados, para fortalecer ainda mais o empreendedorismo.
Julio Agostini entende que a experiência em empreendedorismo acumulada pelo Babson College, desde 1919, ano da sua fundação, pode ser útil e aplicável ao Sebrae, sobretudo porque a organização repensa, no momento, sua atuação, com um olhar voltado para os próximos dez anos, quando, em 2022, comemora 50 anos como serviço de apoio aos pequenos negócios.
Fonte: Sebrae/PR