A DAF, fabricante de caminhões do Grupo Paccar, está em contagem regressiva para início de produção no Brasil, em unidade instalada em Ponta Grossa, PR. De acordo com Luiz Antônio De Luca, diretor de operações, o ritmo das obras de instalação da linha de montagem está dentro do cronograma, que prevê para julho os primeiros testes de validação dos processos produtivos, de qualidade e logística.
“No fim de julho já montaremos os primeiros caminhões brasileiros com todo o ferramental definitivo, para acompanharmos o funcionamento de todas as áreas da fábrica.” A produção seriada dos modelos está programada para começar mais tardar em setembro, coincidindo com cerimônia oficial de inauguração.
O plano da montadora prevê comercializar no País apenas os modelos nacionais – o primeiro DAF Made in Brazil será o pesado XF. À Agência AutoData De Luca negou qualquer plano de vender por aqui modelos da Peterbilt, marca também pertencente ao grupo Paccar que atua no mercado estadunidense “Nunca pensamos nessa possiblidade, até porque são modelos que não se adequam ao mercado brasileiro por questões técnicas e mercadológicas.”
A fábrica paranaense não contará, a princípio, com facilidade de proximidade dos fornecedores – uma das razões é o baixo volume de produção na etapa inicial. O executivo considera um processo natural a futura atração de fabricantes de autopeças, conforme o aumento gradativo da produção.
Já foram definidos cinquenta fornecedores instalados no País, sendo 70% alocados em São Paulo. Alguns dos principais parceiros são Metalsa, que produzirá o chassis, Automotiva Usiminas, estamparia de cabines, ZF, em transmissões, Meritor, eixos traseiros, Dana, eixos dianteiros, e Suspensys, para partes da suspensão.
“Com estes e outros componentes produzidos no Brasil já garantimos o necessário para que os DAF nacionais alcancem o índice de localização exigido pelo Finame.”
Os motores também estarão em parte nesta conta, já que os blocos serão feitos pela Tupy aqui no Brasil, usinados na fábrica de Eindhoven, Holanda, e retornarão para cá já totalmente montados. Atualmente a Tupy já produz no País os blocos dos motores utilizados nos caminhões DAF na Europa.
Segundo o executivo a estimativa é produzir em 2013 de duzentas a quatrocentas unidades, com salto para 3 mil a 4 mil caminhões em 2014. A capacidade da unidade será de 10 mil unidades/ano em apenas um turno.
Assim como a Scania a DAF produzirá por pedido, ou seja, não terá estoque. “O ritmo de produção será ditado por nossa rede de concessionárias.”
A contratação de mão de obra começou em dezembro. Foram selecionados os líderes das áreas da produção, de doze a quinze, que passarão por dois meses de treinamento nas fábricas europeias da DAF. A partir de agora e até abril os outros empregados do chão de fábrica serão selecionados, para início de treinamento em junho.
Ainda de acordo com De Luca plano de construir centro de distribuição de peças foi postergado: pelos primeiros dois anos a DAF entende que a fábrica terá espaço suficiente para comportá-lo. “Até que a unidade alcance seu limite teremos o centro de distribuição de peças internalizado.”
Fonte: AutoData /Fenabrave
