Com sede em Ponta Grossa, regional intensificará atendimento e levará soluções para empresários e potenciais empresários e de micro e pequenas empresas
O Sebrae/PR vai melhorar ainda mais o atendimento prestado aos empreendedores e empresários de micro e pequenas empresas dos municípios que formam a região central do Paraná. O escritório da entidade em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, transformou-se, desde o último dia 2 de abril, em sede regional, e passou a ser responsável por levar e disseminar, com mais intensidade, soluções empresariais para 46 municípios da região.
A Regional Centro, como passou a ser chamada, é a sexta regional do Sebrae/PR e nasceu com o desmembramento da extinta Regional Centro-Sul, com sede em Curitiba. Agora, além da Regional Centro, o Sebrae/PR tem a Regional Leste, com sede em Curitiba; a Regional Norte, com sede em Londrina; a Regional Noroeste, com sede em Maringá; a Regional Oeste, com sede em Cascavel; e a Regional Sudoeste, com sede em Pato Branco.
“As Regionais do Sebrae/PR são polos distribuídos nas principais regiões do Estado, dotadas de uma infraestrutura física e de uma equipe técnica própria e preparada para a execução de projetos e ações para o atendimento de clientes sob sua jurisdição”, explica Joel Franzim Junior, o gerente da nova Regional Centro do Sebrae/PR, que funciona na mesma estrutura da entidade, na Avenida João Manoel dos Santos Ribas, nº 500.
Joel Franzim, funcionário do Sebrae/PR há 27 anos, diz que a criação de uma regional em Ponta Grossa atende um anseio antigo da comunidade empresarial dos Campos Gerais. “Sensível à demanda e disposto a melhorar a qualidade do relacionamento com a região, o Sebrae/PR busca mais proximidade com os empreendedores, empresários e lideranças empresariais. O Sebrae/PR estará presente em 2013 nos 46 municípios da região, com pelo menos duas ações.”
A forte densidade empresarial na região também pesou na decisão do Sebrae/PR de criar mais uma regional. De acordo com dados da RAIS 2010, existem quase 48 mil microempresas nos 46 municípios da região; cerca de 2,5 mil pequenas empresas; 2,2 mil médias empresas; quase 100 grandes empresas; e aproximadamente 15 mil microempreendedores individuais, aqueles que faturam até R$ 60 mil ao ano.
O gerente informa que o escritório de Ponta Grossa, agora Regional, passou por uma remodelação e, ainda em abril, dobrará sua equipe, hoje de 15 funcionários. “Estamos numa localização estratégica e seremos uma regional com foco na integração, já que fazemos divisa com as demais regiões do Estado, além de São Paulo e Santa Catarina”, destaca Joel Franzim, que já foi gerente regional do Sebrae/PR em Curitiba e Londrina.
Para o novo gerente, a região central é a “Nova Eldorado do Paraná”. “O Sebrae/PR está bastante otimista com a procura pela entidade. A região tem recebido muitos investimentos nos últimos anos além de grandes indústrias.” Muitas micro e pequenas empresas tornaram-se, segundo Joel Franzim, fornecedoras de grupos empresariais e, por conta disso, precisam de apoio técnico, para melhorar sua gestão e seu planejamento.
A Regional Centro, com sede em Ponta Grossa, atende: Antônio Olinto, Arapoti, Boa Ventura de São Roque, Candói, Cantagalo, Campina do Simão, Carambeí, Castro, Curiúva, Fernandes Pinheiro, Foz do Jordão, Goioxim, Guamiranga, Guarapuava, Imbaú, Imbituva, Inácio Martins, Ipiranga, Irati, Ivaí, Jaguariaíva, Laranjal, Mallet, Matorico, Ortigueira, Palmeira, Palmital, Piraí do Sul, Pinhão, Paulo Frontin, Porto Amazonas, Prudentópolis, Rebouças, Reserva, Reserva do Iguaçu, Santa Maria do Oeste, São João do Triunfo, Rio Azul, São Mateus do Sul, Sengés, Teixeira Soares, Telêmaco Borba, Tibagi, Turvo e Ventania. Guarapuava continua como escritório do Sebrae/PR.
Fonte: Sebrae/PR