O Governo do Paraná realizou nesta terça-feira (9), no Gabinete de Gestão e Informações (GGI), no Palácio Iguaçu, a primeira reunião do novo comitê do programa Paraná Competitivo, que passa a contar com a atuação de dez secretarias estaduais e com novas linhas de ação.
O Paraná Competitivo passou de cinco para dez linhas de atuação: fomento e atração de investimentos, acesso a créditos, incentivos fiscais, internacionalização, qualificação profissional, inovação tecnológica, infraestrutura, meio ambiente, desburocratização e desenvolvimento social.
O novo texto também trouxe a nova formatação do Conselho Consultivo formado pelo Sebrae, Fiep, Faep, Fecomércio, Fetranspar, Fecoopar, Faciap, ACP e Fepampar. O conselho, quando convocado, tem a função de subsidiar o Governo do Estado com informações específicas sobre certo setor antes da tomada de decisão sobre o enquadramento de empresas no programa.
“A nova formatação aumentou os setores de atuação do Paraná Competitivo para que tenhamos mais ferramentas que nos permitam incentivar o fortalecimento e a diversificação das atividades econômicas do Estado, gerando emprego e renda”, reforçou o secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, que coordena o programa.
O encontro reuniu os secretários Reinhold Stephanes (Casa Civil), Ricardo Barros (Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul), Luiz Cláudio Romanelli (Trabalho), José Richa Filho (Infraestrutura e Logística), Fernanda Richa (Família e Desenvolvimento), Edson Casagrande (Assuntos Estratégicos), o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) Luiz Tarcísio Pinto, o presidente da Agência de Desenvolvimento do Paraná Carlos Gloger e o presidente da Comec Rui Hara. Também participaram representantes do Planejamento, Meio Ambiente, Fazenda, Ciência e Tecnologia.
PAUTA
“O plano integra informações e ações de diversas secretarias e órgãos estaduais e traz as necessidades de obras e investimentos para assegurar o desenvolvimento ordenado da região”, disse o secretário Ricardo Barros.
LINHAS