Florianópolis – O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, disse nesta segunda-feira (8) que a instalação da BMW em Santa Catarina comprova o sucesso do Inovar Auto, o regime automotivo que vigora desde janeiro de 2013. “Foi a presidenta Dilma (Rousseff) quem nos chamou a atenção para o fato de que se o Brasil é o quarto maior mercado automotivo do mundo também pode ser o quarto maior fabricante”, observou. Atualmente, o país é o sétimo maior produtor mundial do setor.
O ministro deu a declaração em Florianópolis, onde participou da solenidade de anúncio da fábrica da montadora alemã, a primeira na América Latina. A planta será erguida em Araquari, na região de Joinville. O investimento direto será de R$ 600 milhões e a produção inicial, de 32 mil veículos por ano, segundo o presidente da montadora no Brasil, Arturo Piñero.
A habilitação da BMW no Inovar-Auto ocorreu em fevereiro. A empresa é uma das 37 habilitadas no programa, o que garante à montadora alemã o direito de usufruir de benefícios como o crédito presumido do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Por ter apresentado um projeto de novos investimentos para produzir 32 mil veículos por ano, a empresa poderá importar, mensalmente, até 1.200 veículos com benefício fiscal.
A BMW também poderá importar até 4.800 veículos com benefício fiscal, número calculado com base na média de importações da empresa nos últimos três anos. Além de Pimentel, participaram da solenidade o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e os ministros Ideli Salvati, das Relações Institucionais, e Manoel Dias, do Trabalho.
Crédito da foto: Carlos Mafalda/SECOM-Governo de Santa Catarina
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MDIC
