Varejo ampliado cai 0,7% em fevereiro

Na avaliação dos economistas, a movimentação foi impulsionada pelo varejo automotivo, tendo em vista que estava programada a volta do IPI para o início de abril (Elza Fiúza/Arquivo ABr)

(Elza Fiúza/Arquivo ABr)

comércio varejista ampliado, que inclui o varejo e mais as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção, registrou em relação ao mês anterior variação de -0,7% para o volume de vendas e alta de 0,5% para a receita nominal, ambas as taxas com ajuste sazonal. Comparado com o mesmo mês do ano anterior (sem ajuste sazonal), as variações foram de 1,2% para o volume de vendas e de 5,5% para a receita nominal. Nos acumulados do ano e dos últimos 12 meses, o setor apresentou taxas de variação de 4,2% e 7,8% para o volume e 7,9% e 9,4% para a receita nominal de vendas, respectivamente.

No que tange ao volume de vendas, a atividade de Veículos, motos, partes e peças registrou queda de –1,7% em relação a janeiro. Esse é o segundo mês consecutivo de resultado negativo nesse tipo de comparação. O motivo da queda foi o aumento no preço dos automóveis em decorrência da redução de estoques das unidades com IPI reduzido. Comparando com fevereiro de 2012, a variação foi de 3,2%, acumulando no ano e nos últimos doze meses aumentos de 5,7% e 8,4%, respectivamente. Já a atividade de Material de construção apresentou variação de 0,7% para o volume de vendas em relação a janeiro. Quando comparado com fevereiro de 2012, o volume de vendas variou 4,4%. No ano, a variação foi de 7,8%, e nos últimos 12 meses, de 7,4%.

Resultados foram positivos em 16 estados na comparação com fevereiro de 2012

Das 27 unidades da Federação, 16 apresentaram resultados positivos na comparação entre fevereiro de 2013 e fevereiro de 2012, no que tange ao volume de vendas. Os destaques foram: Mato Grosso do Sul (10,3%); Rondônia (7,2%); Acre (4,7%); Rio Grande do Norte (3,8%); e Mato Grosso (3,0%). Quanto à participação na composição da taxa do comércio varejista, sobressaíram, pela ordem: Mato Grosso do Sul (10,3%); Rio Grande do Sul (1,4%); Rio de Janeiro (0,7%); Mato Grosso (3,0%) e Pernambuco (1,7%).

Em relação ao varejo ampliado, 19 unidades da Federação tiveram variações positivas. As maiores taxas de desempenho no volume de vendas ocorreram em Acre (11,7%); Mato Grosso do Sul (9,2%); Roraima (8,6%); Amapá (7,2%) e Rio Grande do Norte (6,1%). Em termos de impacto no resultado global do setor, os destaques foram os estados de São Paulo (1,8%); Paraná (5,6%); Rio Grande do Sul (3,4%); Goiás (5,6%) e Mato Grosso do Sul (9,2%).

Ainda por unidades da Federação, os resultados com ajuste sazonal, para o volume de vendas, apontam para 18 estados com resultados positivos na comparação mês/mês anterior. As maiores variações foram em Rondônia (1,7%); Amapá (1,5%); Piauí (1,3%); Rio de Janeiro (1,0%) e Roraima (1,0%). As maiores quedas foram registradas em: Bahia (-3,8%); Mato Grosso (-2,7%); Paraná (-2,1%) e Paraíba (-1,6%).

A publicação completa da pesquisa pode ser acessada na página: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/comercio/pmc/.

Fonte: Comunicação Social IBGE
11 de abril de 2013