Conselho de Consumidores da Cocel apresenta seu trabalho à direção da empresa

 Conselho representa os consumidores de cada classe de consumo

Conselho de Consumidores da Cocel. Foto: Cocel

Conselho de Consumidores da Cocel. Foto: Cocel

Consumidores de todo o município são representados junto à Companhia Campolarguense de Energia – Cocel pelos membros do “Conselho de Consumidores”. No início de abril conselheiros e diretores da empresa reuniram-se para uma apresentação formal e para que todos ficassem cientes das responsabilidades e do trabalho desempenhado pelo Conselho.

A exposição inicial foi realizada pelo presidente do Conselho, Adriano Pangracio, que destacou a natureza fiscalizadora do Conselho, e que trabalhar em conjunto com a empresa trará melhores resultados a todos. Por este motivo, explicou que pretende contar com a atenção da direção da Cocel para todas as demandas que o Conselho apresentar. Em resposta, Emidio Pianaro Jr. (presidente da Companhia) afirmou que a intenção desta gestão é unir esforços com o Conselho na busca por melhorias e visando sempre atender da melhor maneira a seus consumidores.

Pangracio ressaltou ainda que a “participação no Conselho é um ato de cidadania”. Os envolvidos doam seu tempo e conhecimento para discutir e buscar soluções para as necessidades de um grupo, visando o desenvolvimento da cidade – completa Pangracio. A participação das entidades no Conselho é voluntária, e os conselheiros não recebem remuneração.

Entre os objetivos do Conselho o destaque é a busca contínua pela redução das tarifas. O representante das indústrias, José Henrique Torres, destaca que o valor da energia é bastante significativo nos custos de uma empresa e que a redução destes custos possibilita uma maior competitividade no mercado. A representante do Procon, Cleri Carvalho Barros, informou que a Cocel mantém um bom diálogo e tem conseguido responder prontamente a todas as demandas de consumidores que procuram o órgão.

Saiba mais sobre o Conselho de Consumidores

Cada conselheiro representa uma classe de consumo de energia (residencial, rural, comercial, industrial) e também o poder público e Procon. No ano passado, as entidades de classe com direito a nomear os representantes foram definidas através da Audiência Pública 01/2012, realizada em junho. As atribuições do Conselho, assim como sua formação e regulamentação seguem as determinações da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel.

São realizadas reuniões mensais, onde os conselheiros discutem assuntos referentes ao trabalho da Companhia e setor elétrico. É possível entrar em contato com o Conselho pelo e-mail conselho@cocel.com.br ou pelo telefone 0800-7262212 (ligação gratuita, atendimento em horário comercial).

Entidades representadas e conselheiros:

Classe de consumo residencial: Associação de Amigos e Moradores do Centro, Vila Bancária, Aparecida, Vila Operária, Vila Santo Antonio, Região do Itaqui e Vila Krupa (AMCIBA). Giovani Marcon (titular) e Robson Ernesto Marco (suplente).

Classe de consumo rural: Sindicato Rural de Campo Largo. Hugo Ruthes (titular) e Irineu Karachenski (suplente).

Classe de consumo comercial: Associação Comercial e Industrial de Campo Largo (Acicla). Adriano Pangracio e Nelci José de Souza.

Classe de consumo industrial: Sindicato das Indústrias de Vidros e Cristais Planos, Vidros Temperados, Blindados, Vidros e Cristais Ocos, Espelhos e Polimento, Óticas, Cerâmica de Louça de Pó de Pedra, Porcelana, Louça de Barro, Pisos e  Revestimentos Cerâmicos no Estado do Paraná (Sindilouça). José Henrique Torres Xavier e Irineu Karachenski.

Poder público: Núcleo Regional de Educação – Área Metropolitana Sul. Erli do Rocio Cosmo e Rosana Berton.

Procon: Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor. Cleri Carvalho Barros e Rosilene Maria Schroder.

Fonte: Cocel