
Os caminhoneiros que aguardam no Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá recebem mensagem no celular. Foto: Divulgação APPA
O novo sistema foi criado pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), em conjunto com o Departamento de Informática da Appa. O envio será feito pela central contratada. Assim que o terminal for liberado, o motorista recebe a mensagem para se dirigir imediatamente o local que receberá os grãos. A SMS tem a vantagem de possibilitar ao operador verificar o horário de envio da liberação e se a mensagem foi recebida pelo motorista. Em caso de falha, o aviso pode ser reenviado.
Os outros meios de chamada dos motoristas para a descarga continuam funcionando. No Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá, para isso, existem os avisos sonoros e listas afixadas em frente aos guichês dos operadores.
Para usar o serviço, no cadastro do caminhão na origem para ser liberado a descarregar em Paranaguá, é preciso informar o celular do motorista no Carga Online. O número do telefone do condutor já era requisitado no cadastro, mas, com a nova ferramenta, a Appa pede especial atenção dos operadores para evitar possíveis falhas. “Se a origem deixar de cadastrar o celular do motorista, o atraso na descarga continuará acontecendo”, afirma Dividino.
APROVAÇÃO – De Mafra (Santa Catarina), João Carlos aguarda para descarregar soja no Porto de Paranaguá. Esta é a terceira viagem dele desde a semana passada. Nas duas anteriores, ele já recebeu o aviso pelo celular. “É mais prático, porque, às vezes, aqui esperando, a gente não escuta o autofalante e não chega a tempo para a descarga. Por celular é mais fácil, pois está comigo, ligado 24 horas por dia”, garante.
Também de Mafra, o motorista Ivonei Fabris conta que a primeira vez que recebeu a mensagem até achou que fosse engano. “Ajuda muito. Na última vez que recebi, estava estacionado no meu setor, chegou a mensagem e saí. Deu tudo certo. Só de não ter que ficar esperando em fila, já está ótimo”.
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