A Anatel divulgou à sociedade, nesta sexta-feira, 19, os primeiros resultados da pesquisa nacional de satisfação dos usuários com os serviços de telecomunicações.
Foram avaliados os serviços de telefonia fixa (STFC), telefone de uso público (TUP), telefonia móvel (SMP) e os serviços de TV por Assinatura em requisitos como atendimento, tarifas e preços e qualidade das ligações. A pesquisa também avaliou a satisfação dos usuários dos serviços de banda larga prestados pelas empresas de telefonia fixa e móvel e TV por assinatura, abordando aspectos como satisfação quanto aos preços de oferta, velocidade e estabilidade da conexão. Para a elaboração da pesquisa foram ouvidos, aproximadamente, 200 mil usuários dos serviços de telecomunicação.
Na apresentação de hoje foram divulgadas as informações referentes a telefonia fixa e a banda larga fixa. Os dados relativos a telefonia móvel e a TV por Assinatura serão abordados, respectivamente, em eventos no Recife (23 de abril) e em São Paulo (25 de abril).
Telefonia fixa residencial (STFC-R)
No STFC Residencial, os resultados indicam que 46,5% dos usuários estão satisfeitos ou muito satisfeitos; 40,7% consideram o serviço mediano ou regular e 12,8% estão insatisfeitos ou totalmente insatisfeitos. Assim, 87,2% consideram o serviço satisfatório, enquanto 12,8% desaprovam o serviço avaliado.

Os usuários de banda larga residencial prestada pelas empresas de telefonia fixa estão satisfeitos ou totalmente satisfeitos em 52,2% dos casos; 25,9% consideram o serviço prestado regular ou mediano e 21,9% estão insatisfeitos ou totalmente insatisfeitos. Assim, 78,1% consideram o serviço satisfatório, enquanto 21,9% desaprovam o serviço avaliado.

Telefonia fixa não residencial (STFC-NR)
Os usuários de telefonia fixa no residencial estão satisfeitos ou totalmente satisfeitos em 55,5% dos casos; 38,8% consideram o serviço prestado regular ou mediano e 5,7% estão insatisfeitos ou totalmente insatisfeitos. Assim, o STFC Não-Residencial ou corporativo foi considerado satisfatório por 94,3% dos usuários, enquanto 5,7% desaprovam o serviço avaliado.

Dos usuários de banda larga não residencial ou corporativa fornecida por empresas de telefonia fixa, 59% estão satisfeitos ou totalmente satisfeitos com o serviço; 16,8% estão insatisfeitos ou totalmente insatisfeitos, enquanto 24,2% o consideram mediano ou regular. Desta forma, a banda larga prestada por empresas de telefonia fixa foi considerada satisfatória por 83,2% dos usuários, enquanto 16,8% desaprovaram o serviço.

Telefone de uso público (TUP)
No caso do telefone de uso público (TUP) apenas 1,1% consideram o serviço satisfatório; 48,7% consideram serviço mediano ou regular, enquanto 50,2% estão insatisfeitos ou totalmente insatisfeitos. Assim, mais de 50% dos usuários desaprovam o serviço.

Fonte: Anatel