O pianista Sérgio Tiempo toca com a Orquestra Sinfônica do Paraná

Sérgio Tiempo, é o convidado para o concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná deste domingo (21), às 10h30, no Guairão, sob a regência do maestro Osvaldo Ferreira (foto). O programa é composto por Concerto para piano nº 1 de Piotr Ilitch Tchaikovsky; Kabbalah, Op. 96 de Marlos Nobre e Variações Sobre um Tema Alentejano de Joly Braga Santos. Foto: Divulgação Teatro Guaíra

Sérgio Tiempo, é o convidado para o concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná deste domingo (21), às 10h30, no Guairão, sob a regência do maestro Osvaldo Ferreira (foto).  Foto: Teatro Guaíra

Uma das grandes expressões do piano das últimas gerações, Sérgio Tiempo, é o convidado para o concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná deste domingo (21), às 10h30, no Guairão, sob a regência do maestro Osvaldo Ferreira. O programa é composto por Concerto para piano nº 1, de Piotr Ilitch Tchaikovsky; Kabbalah, Op. 96, de Marlos Nobre, e Variações Sobre um Tema Alentejano, de Joly Braga Santos.

Sérgio Tiempo já se apresentou com várias orquestras do mundo como as de Chicago, Houston, Montreal e Simon Bolivar, além das Filarmônicas de Los Angeles, Tóquio, Rotterdam e Radio France. Em 2012 tocou na abertura do Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro, com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Ficou conhecido no cenário internacional aos 14 anos quando tocou no ciclo “Grandes Pianistas” no Concertgebouw de Amsterdã. Desde então se apresenta com importantes regentes como Claudio Abbado, Gustavo Dudamel, Charles Dutoit, Christoph Eschenbach, Leonard Slatkin, Michael Tilson Thomas, Sir Mark Elder e Roberto Tibiriçá. Fez uma série de gravações para o selo JVC Victor (Japão), para a Deutsche Grammophon e para a EMI Classics, todas recebidas com entusiasmo pela crítica.

Neste concerto, com a Orquestra Sinfônica do Paraná, Sérgio Tiempo interpreta o famoso Concerto Nº 1 para piano em Si bemol menor, Op. 23 de Tchaikovsky. A obra possui caráter dramático em sua tensão entre solista e orquestra, exigindo grande técnica e virtuosidade do pianista. A obra foi escrita entre 1874 e 1875, foi revista duas vezes, em 1879 e 1888. A versão original estreou em Boston em 1875, regida por Benjamin Johnson Lang, com Hans von Bülow ao piano, para quem o compositor dedicou a peça.

Compõem o programa também Kabbalah Op.96 do compositor brasileiro, Marlos Nobre, escrita em 2004 por encomenda do 35º Festival Internacional de Campos do Jordão. A obra foi inspirada nos preceitos fundamentais da cabala e concebida a partir dos números cabalísticos que definiram sua estrutura rítmica e melódica. Variações Sinfônicas Sobre um Tema Alentejano, Op. 18 do compositor português Joly Braga Santos, encerra o concerto. Escrita em 1951, a peça estreou em 1953 e foi dedicada ao maestro, compositor e cantor Pedro de Freitas Branco.

Serviço:

Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná.

Data: 21 de abril (domingo)

Horário: 10h30.

Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurino,s/n, Centro – Curitiba

Classificação: 7 anos.

Ingressos: R$ 20,00. Desconto de 50% para o Cartão Teatro Guaíra

Fonte: Teatro Guaíra