X Games começam em Foz do Iguaçu

A abertura dos X Games no mirante da Usina Hidrelétrica de Itaipu em Foz do Iguaçu . Foto: Divulgação

A abertura dos X Games no mirante da Usina Hidrelétrica de Itaipu em Foz do Iguaçu . Foto: Divulgação

A abertura dos X Games no mirante da Usina Hidrelétrica de Itaipu em Foz do Iguaçu na noite desta quarta-feira (17/04) colocou o nome do Brasil no cenário mundial dos esportes. Considerado o terceiro maior evento esportivo, depois dos jogos olímpicos e da Copa do Mundo de futebol, a competição internacional de esportes radicais começou seu ciclo no Brasil. A estimativa é que, até domingo, 60 mil pessoas assistam às competições e participem dos eventos paralelos.O secretário estadual do Esporte, Evandro Roman, destacou que o envolvimento de vários órgãos e entidades foi fundamental para que os X Games acontecessem em terras paranaenses. “Os governos municipal, estadual e federal se uniram à iniciativa privada para concretizar esse sonho não só para os brasileiros, mas para toda América do Sul. Este evento envolve também turismo, economia, cultura, defesa nacional, meio ambiente e segurança”, declarou o secretário na abertura das competições.O Governo do Estado reforçou o efetivo das forças de segurança em mais de 250 policiais militares e civis, além do Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo (Graer). A secretaria estadual da Saúde tem equipes de vigilância em saúde e assistência de urgência e emergência. Estarão a serviço do público e participantes, serviços de imunização (vacinação) e medicamentos, ações de vistorias em vigilância sanitária e monitoramento da água consumida nas locais de competição.

O governador Beto Richa assinou em janeiro o protocolo de intenções que garantiu a realização de três etapas dos X Games no Paraná, o que permitirá a Foz sediar os jogos em 2014 e 2015. “A realização de um evento deste porte é uma oportunidade de apresentar o Estado do Paraná para o mundo. Uma importante conquista que se traduzirá na movimentação da economia, serviços e da geração de renda e empregos para toda a região”, afirmou o governador, na assinatura.

ÍCONE – Um dos ícones do skate, o hexacampeão mundial Sandro Dias, o “Mineirinho”, ficou emocionado ao falar. “Há 27 anos éramos discriminados por praticar skate. Hoje é mais um sonho em minha vida que eu realizei. Foz do Iguaçu fez com que isso se realizasse. Em nome dos atletas dizer que está todo mundo contente”, declarou “Mineirinho”.

O prefeito Reni Pereira explicou que recebeu autorização para denominar a competição como edição latino-americana dos X Games. “Quase 80% dos ingressos foram vendidos no primeiro dia para nossos vizinhos paraguaios. Isso prova que Foz tem o espírito de irmandade. Aqui vivem 73 etnias em perfeita paz, um exemplo para o mundo que o esporte agora vai referendar.” Ele disse que, até 2015, as escolas da cidade terão pistas de skate.

O secretário Evandro Roman reforçou que o skate fará parte do rol de modalidades esportivas que serão disputadas nos Jogos Escolares do Paraná, que no ano passado reuniu mais de 200 mil atletas, e como modalidade apresentação nos Jogos da Juventude, que reúne 30 mil atletas dos 399 municípios paranaenses.

MODALIDADES – Idealizado pela emissora de TV americana ESPN, os X Games nasceram em 1995 e provocou o reconhecimento dos esportes radicais, principalmente o skate. Na edição em Foz, mais de 200 atletas de todas as partes do mundo vão se apresentar em quatro modalidades esportivas: Skate, BMX (Bicicross), Motocross e Rally – divididas em 15 categorias. “Foz do Iguaçu representa hoje o novo Brasil. Não existiria melhor lugar para realizar o X Games”, afirmou o cônsul-geral norte-americano Dennis Hankins.

As competições serão no Parque Nacional do Iguaçu, em frente às Cataratas do Iguaçu, e no Parque Infraero, arena montada em frente ao Centro de Convenções de Foz do Iguaçu. Nesse segundo endereço acontecerá a maioria das disputas e todas as atrações, como shows, Skate Park aberto à população e montagem de espaços dos patrocinadores.

SEDE – Foz do Iguaçu foi escolhida no início de junho de 2012 para ser uma das cidades-sede das edições de esportes de verão do X Games em 2013, 2014 e 2015. O município paranaense disputou a fase final com Barcelona, Munique, Lisboa, Cancun, Santiago e Rio de Janeiro, entre outras cidades. A seleção da sede contou com a participação de 40 cidades de 21 países.

Foz do Iguaçu é o sétimo município mais populoso do Paraná, com 256 mil habitantes. Localizado na região Oeste do Estado, é o segundo destino indutor do País – que recebe turistas estrangeiros – e está localizado na área de tríplice fronteira com o município de Puerto Iguazú (Argentina) e com o Ciudad del Leste (Paraguai).

Programação:

SEXTA-FEIRA – 19 de Abril

HORÁRIO EVENTO LOCAL

15h-18h Skate Street Masculino – Eliminatórias Parque Infraero

18h30 BMX Big Air – Final Parque Infraero

19h30-20h Moto X Freestyle Jam Parque Infraero

20h-20h15 Moto X Best Whip Parque Infraero

20h30-21h30 Moto X Step Up – Final Parque Infraero

SÁBADO – 20 de Abril

HORÁRIO EVENTO LOCAL

12h-13h30 BMX Park – Eliminatórias & Final Parque Infraero

13h30-15h Skate Vertical – Final Parque Nacional do Iguaçu

15h-16h30 Skate Street Masculino – Final Parque Infraero

17h-18h BMX Vertical – Final Parque Nacional do Iguaçu

19h-19h45 Moto X Speed & Style – Tomada de tempo Parque Infraero

20h-21h30 BMX Dirt – Final Parque Infraero

22h-23h Moto X Speed & Style – Quartas/Semis/Final Parque Infraero

DOMINGO – 21 de Abril

HORÁRIO EVENTO LOCAL

12h-13h30 Skate Street Feminino – Final Parque Infraero

13h30-16h30 RallyCross – Eliminatórias & Final Parque Infraero

14h-15h30 Skate Park – Eliminatórias & Final Parque Infraero

16h30-18h Moto X Freestyle – Final Parque Infraero

Fonte: ANPr