Compagas amplia rede de gás natural na RMC

Mais de R$ 32 milhões serão investidos em obras que acontecerão em quatro municípios

normal_pizzato

Presidente da Compagas, Luciano Pizzatto

O governador Beto Richa anunciará amanhã, às 10 horas, a estruturação de rede de distribuição de gás natural na Região Metropolitana de Curitiba. O traçado da rede partirá de Curitiba em direção ao nordeste da capital, passando pelos municípios de Colombo, Pinhais, Quatro Barras e Campina Grande do Sul. “Iremos ofertar o gás natural para atrair novas empresas para a região metropolitana de Curitiba, o que consequentemente resultará em geração de empregos e desenvolvimento regional , além de diversificar a matriz energética do Estado” destaca Luciano Pizzatto, diretor-presidente da Compagas. “

No total, a companhia investirá mais de R$ 32 milhões no projeto, que contempla 29 km de rede de distribuição. “A Compagas segue a diretriz do governador Beto Richa de incentivar o desenvolvimento integrado do Paraná e os investimentos realizados nesse projeto refletem essa intenção” completa Pizzatto. O início das obras deve ocorrer ainda no primeiro semestre de 2013.

Compagas

A Companhia Paranaense de Gás – Compagas é a concessionária responsável pela distribuição de gás natural canalizado no Estado do Paraná. Sua acionista majoritária é a Copel, com 51% das ações. Os demais acionistas são a Gaspetro, da Petrobras, e a Mitsui Gás, ambas com 24,5%.

Atualmente, a companhia conta com cerca de 610 km de rede de distribuição e atende mais de 17 mil clientes dos segmentos residencial, comercial, veicular, industrial, cogeração e geração de energia elétrica para o consumidor final, que consomem, juntos, cerca de 1 milhão de m³ por dia, ou seja, mais de 30 milhões de m³ por mês. A Compagas também realiza o fornecimento de gás para a Usina Elétrica a Gás de Araucária (UEG Araucária).

Rede de distribuição atual

São 13 municípios paranaenses atendidos com o gás natural, sendo sete abastecidos pela rede de distribuição (Curitiba, Araucária, Balsa Nova, Campo Largo, Palmeira, Ponta Grossa e São José dos Pinhais), quatro através do Gás Natural Comprimido (GNC) (Colombo, Paranaguá, Pinhais, Quatro Barras e São Mateus do Sul), e um, Londrina, que é abastecida por Gás Natural Liquefeito (GNL).

Fonte: Assessoria de Imprensa Compagas