
Projeto de lei isenta do ICMS o óleo diesel usado no transporte coletivo de 21 municípios paranaenses. Na foto, o secretário de Governo, Cezar Silvestri, assina documento.Foto: Arnaldo Alves / ANPr
A nova legislação determina que o benefício seja aplicado na planilha de custos dos sistemas de transporte coletivo, o que pode reduzir as tarifas em até R$ 0,06 (seis centavos). “Este esforço do governo estadual tem que ser repassado aos passageiros”, destacou Richa.
FEDERAL – O governador também cobrou a desoneração de impostos federais que incidem sobre as tarifas. Richa explicou que os tributos que incidem diretamente no valor do transporte público chegam a 25% do preço final da tarifa. “Aguardamos há anos uma posição do governo federal sobre a isenção de impostos federais, mas não cruzamos os braços”, destacou o governador. O ICMS era o único tributo estadual que incidia no valor da tarifa do transporte público.
No interior, as cidades beneficiadas são Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Cascavel, Guarapuava, Ponta Grossa, além de Paranaguá no Litoral do Estado. Os prefeitos Alexandre Kireeff (Londrina) e Reni Pereira (Foz do Iguaçu) anunciaram a redução no preço da tarifa. “Em Londrina, podemos reduzir a passagem para R$ 2,40”, adiantou Kireeff.
INTEGRAÇÃO
PROTEÇÃO
“O benefício que o governador concede através da redução do ICMS para o Paraná tem um alcance social importante porque atende a camada da população que mais necessita de ações do poder público. O governador demonstra respeito pela população do Paraná”, disse o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano.
Cidades atendidas pela isenção do ICMS:
Almirante Tamandaré ; Araucária; Bocaiúva do Sul; Campo Largo; Campo Magro; Cascavel; Colombo; Contenda; Curitiba; Fazenda Rio Grande; Foz do Iguaçu; Guarapuava; Itaperuçu; Londrina; Maringá; Paranaguá; Pinhais; Piraquara; Ponta Grossa; Rio Branco do Sul;
São José dos Pinhais.