Dia das Mães deverá registrar a menor alta nas vendas em quatro anos

Ramo de artigos de uso pessoal e doméstico deve ser destaque nas vendas. Crédito: Ascom

Ramo de artigos de uso pessoal e doméstico deve ser destaque nas vendas. Crédito: Ascom

O comércio varejista brasileiro deverá registrar crescimento real de 5,8% nas vendas para o Dia das Mães em 2013. Confirmado o resultado, esta seria a menor alta no volume de vendas desde 2009, quando houve variação de 3,0%. A estimativa é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O Dia das Mães é a segunda data comemorativa mais importante para o setor (a primeira é o Natal), devendo movimentar este ano R$2,29 bilhões. O principal destaque deverá ser o ramo de artigos de uso pessoal de doméstico, com alta esperada de 9,9%. Em seguida devem vir os ramos de farmácias e perfumarias (+9,2%), de móveis e eletrodomésticos (+7,4%), vestuário (+6,1%) e de livrarias e papelarias (+4,4%).

Com reajuste médio de +10,9% nos produtos comercializados, o ramo de hiper e supermercados deverá apresentar crescimento bem menor do que no ano passado (+3,3% contra +8,4%, respectivamente). A demanda por trabalhadores temporários deverá acompanhar a menor perspectiva de aumento nas vendas. Para este ano, espera-se pela abertura de 11,8 mil postos de trabalho (+1,7% ante o dia das mães passado). As lojas de artigos de uso pessoal e doméstico, farmácias e perfumarias e os hiper e supermercados deverão responder por 92,3% das vagas temporárias abertas pelo varejo no período.

Confira abaixo a análise completa da Divisão Econômica da CNC.

Nota CNC Dia das Mães | Download

Fonte: Ascom/CNC