- Abertura da 29º ENSP. Crédito: Joanna Marini
O presidente da CNC, Antonio Oliveira Santos, participou ontem (15) da abertura a abertura oficial do 29° Encontro Nacional de Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, realizada na Expo Unimed Curitiba (PR), quando saudou os participantes e abordou, em sua fala, temas importantes para o sindicalismo patronal do comércio de bens, serviços e turismo.
Oliveira Santos destacou que, nos próximos anos, o sindicalismo estará caminhando para uma reestruturação, em paralelo ao atual desenvolvimento econômico e às demandas do mercado de trabalho. Neste contexto, os líderes são o elo para o bom desempenho das entidades sindicais, para a realização de projetos e iniciativas. “Em virtude da globalização, compete ao líder adaptar-se às novas realidades e ser capaz de conduzir sua representação sindical por esse processo, que se torna cada vez mais necessário para que as entidades se preparem para transformar possíveis ameaças em oportunidades”, disse o presidente da CNC. “A liderança sindical, aliada ao reconhecimento da negociação coletiva, amplia o contexto de uma nova conjuntura para o Brasil”, contextualizou.
Para o presidente do Sindilojas Curitiba, Ari Faria Bittencout, o encontro é uma boa oportunidade para o debate, a confraternização e a amizade. Ele lembrou a última vez que Curitiba sediou o evento, em 1996, com público formado por 700 representantes de sindicatos patronais, e comemora receber novamente o evento na capital paranaense. “Que esse encontro se torne para nós um evento inesquecível, de sucesso”, afirmou.
O presidente do Sirecom-PR, Paulo Cesar Nauiack, comemorou a reunião de mais de 1,2 mil líderes sindicais no encontro em prol ao fortalecimento do comércio de bens, serviços e turismo, que corresponde a um volume superior a 50% do PIB do País. “Fazemos parte de um círculo virtuoso da economia. Encabeçamos a geração de empregos, garantimos renda à população e criamos condições favoráveis ao consumo, o que garante sustentabilidade, ampliação e novos negócios”, ressaltou. Já o patrono do 29º Encontro, o advogado trabalhista Flávio Obino Filho, relembrou a trajetória do evento, prestes a completar 30 anos de avanços do setor sindical.
O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PR e vice-presidente da CNC, Darci Piana, se disse orgulhoso de receber no Paraná delegações vindas de todo o Brasil. O governador em exercício, Flávio Arns, ressaltou as belezas e potencialidades paranaenses, e destacou o trabalho desenvolvido pelo comércio de bens, serviços e turismo a favor do ser humano.
Também compuseram a mesa de abertura o Encontro o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, João Paulo Koslovski; o diretor-presidente da Agência Fomento Paraná, Juraci Barbosa Sobrinho; o presidente da Fecomércio Goiás, representando as demais Federações, José Evaristo dos Santos; o presidente do Sindilojas-RJ, representando os Sindilojas de outros estados, Aldo de Moura; presidentes, vice-presidentes e representantes e delegações de Federações do Comércio de todos os estados e do Distrito Federal, além de outras autoridades.
Fonte: Ascom CNC
